Secretaria de Educação realiza seminários para cuidadores da Educação Especial
Teresópolis, 11 de março de 2014 - A Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, realiza entre os dias 10 e 14 de março uma série de encontros com os cuidadores da educação especial da rede municipal de ensino. O objetivo é capacitar esses educadores, através da troca de informações e experiências, visando à melhoria do atendimento aos alunos com limitações funcionais ou necessidades especiais de apoio nas atividades de vida diária.
“Como todo processo que se inicia, é necessário que se elabore e realize formações específicas, destinadas ao conhecimento da clientela e funções a serem desempenhadas. Teresópolis já se tornou referência estadual no atendimento a alunos com necessidades especiais, sendo convidada a compartilhar suas experiências com diversos outros municípios, mas temos consciência que ainda precisamos melhorar nosso serviço e estamos nos esforçando para isso”, comenta o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
Em 2013, a rede municipal de educação contava com 47 cuidadores, e para esse ano já foram contratados 24 novos profissionais para essa função que visa exatamente propiciar maior independência aos estudantes na execução de tarefas escolares, assim como possibilitar aos alunos com necessidades especiais uma postura mais ativa na atuação do seu processo de aprendizagem.
Projeto Cuidar
De acordo com os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação criou o Projeto Cuidar, com a finalidade de assegurar as condições necessárias para o atendimento dos alunos com limitações funcionais ou deficiências e com necessidades de apoio nas atividades de vida diária, oferecendo maior independência em tarefas como alimentação, higiene pessoal, locomoção, comunicação, manipulação de objetos, entre outras.
Depois de identificados os alunos que necessitam de apoio, essas tarefas passam a ser foco de trabalho de profissionais selecionados com o perfil adequado para executar tais funções, possibilitando aos alunos com necessidades especiais uma postura mais ativa no processo de aprendizagem.
“A Secretaria de Educação entende que o processo de inclusão não é uma escolha, mas um direito de quem é especial. Porém, encontramos dificuldades porque cada caso é um caso específico, são diversas síndromes e inúmeras particularidades. Nossa meta é estimular os profissionais de educação a buscar novas estratégias que os aproximem desses estudantes, o que nem sempre é fácil já que essas disciplinas não fazem parte da formação acadêmica de nossos educadores”, explica a diretora pedagógica, professora Carla Rabello.
Diante desses dilemas que fazem parte do dia a dia da escola pública municipal, a Divisão de Educação Especial organizou esses encontros, cujo objetivo geral é desenvolver nos cuidadores habilidades necessárias para a aquisição de conhecimento na área educacional voltadas para alunos com necessidades especiais, visando proporcionar conhecimentos sobre práticas inclusivas em sala de aula com adequações e planejamento individualizado quando for o caso.
“Nem todo aluno com necessidades especiais requer um atendimento de apoio individualizado. O trabalho conjunto entre a família, o professor, o cuidador, a equipe pedagógica e a Divisão de Educação Especial é que vão garantir que as necessidades do aluno sejam devidamente atendidas. São nesses aspectos que procuramos pautar nossas estratégias, sempre visando à autonomia e melhoria de qualidade de vida dos nossos estudantes”, explica Márcia Gomes de Sequeira, coordenadora pedagógica da Divisão de Educação Especial.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário