Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Exposição Mulheres na História faz sucesso no Colégio Hygino da Silveira de Teresópolis

A exposição Mulheres na História está exposta na entrada do Colégio Estadual Hygino da Silveira
Exposição Mulheres na História faz sucesso no Colégio Hygino da Silveira

Teresópolis, 27 de março de 2014 - Após temporada na Praça Balthasar da Silveira, por conta das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a versão itinerante da Exposição Mulheres na História chega agora às escolas do município. Desde a semana passada, a mostra, que narra a trajetória das mulheres ao longo do tempo, pode ser vista no Colégio Estadual Hygino da Silveira, na Várzea, e tem feito sucesso entre os alunos.

“A proposta de criar a versão itinerante é justamente para facilitar o acesso do público às informações, permitindo que a mostra seja vista pelo maior número possível de pessoas. Começamos pela Praça Balthasar da Silveira e agora chegamos ao Hygino da Silveira, onde professores e alunos poderão explorar o conteúdo. Outras escolas também receberão a mostra dependendo apenas da demonstração do interesse”, comentou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

No Hygino da Silveira, diversas turmas já viram de perto e observaram atentamente a exposição, entre elas, a turma do 2º ano do Ensino Médio do turno da tarde. Orientados pela professora de literatura Nathalia França, os alunos puderam conhecer melhor a evolução da mulher ao longo dos anos e, a partir daí, aplicar as informações ao conteúdo da disciplina.

“O romantismo é um dos temas trabalhados no 2º ano e usei a exposição exatamente como ponto de partida para dar início ao conteúdo. Além disso, trabalhar a mulher dentro dos contextos históricos é importante para mostrar a transformação feminina. Uma exposição com esta, que apresenta o conteúdo de forma mais lúdica, sempre é interessante e facilita a aprendizagem”, comentou a professora.

A aluna Isabela Maia, de 17 anos, aprovou a mostra. “Achei ótimo. Uma exposição bem interessante e informativa. Eu já sabia de alguns dos fatos apresentados aqui, mas ver desta forma é sempre melhor e ajuda na assimilação”, elogiou.

Sobre a exposição

Elaborada pela Secretaria de Cultura, a partir de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, a mostra Mulheres na História fez sucesso em 2013 e agora foi remodelada, sendo apresentada em novo formato, mais amplo e itinerante.

Com design do coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, a mostra conta com 10 paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estão evidenciados na mostra. E, da mesma forma, são lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Roussef.

Sem deixar de lado a memória municipal, também estão retratadas as pioneiras, mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis, como a primeira vereadora, Madalena Rucker, a primeira prefeita, Afaf Ribeiro, e as primeiras secretárias de Cultura e de Educação do município.
Alunos do 2º ano do Ensino Médio observam atentamente a mostra

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário