Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Escola Municipal de Teresópolis recebe projeto esportivo e social patrocinado pela FIFA


Urbano Von Paumgartten e Maria Lucia Tafuri Ávila, do IHN, acompanham o projeto com a diretora do CEROM, Heloisa Carneiro.
Escola Municipal de Teresópolis recebe projeto esportivo e social patrocinado pela FIFA

Teresópolis 13 de março de 2014 - Com o objetivo de promover o futebol e a cidadania entre os jovens teresopolitanos, o Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM), localizado no bairro de São Pedro, foi escolhido para receber o projeto Jogando pro Futuro. Uma iniciativa da Instituição do Homem Novo (IHN) com patrocínio do programa Football For Hope, da FIFA e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem a proposta de utilizar o futebol como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento social, ensinando valores de cidadania e coletividade.

“A Secretaria de Educação de Teresópolis está sempre pronta para abraçar projetos e parcerias que venham somar e contribuir com o desenvolvimento social e pedagógico de seus alunos. A formação de um cidadão não se faz apenas em sala de aula e temos certeza que essa iniciativa do IHN e da FIFA vão trazer grandes benefícios para nossas crianças”, elogiou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O Football for Hope, é um movimento global da FIFA que visa usar a força do futebol para atingir um desenvolvimento social sustentável, dando aos jovens e crianças do mundo inteiro ferramentas valiosas que farão a diferença nas suas vidas. O Football for Hope é o patrocinador do projeto Jogando pro Futuro, da Instituição Novo Homem, um dos 42 projetos sociais aprovados no Brasil pela FIFA no ano da Copa do Mundo.

Segundo Urbano Von Paumgartten, coordenador executivo da IHN, o Jogando pro Futuro veio para solidificar cada vez mais a Instituição que já trabalha há 10 anos com a ressocialização de jovens na cidade do Rio de Janeiro. "A IHN está ampliando sua atuação em alguns núcleos do DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), cresse e agora estamos com esse projeto na cidade de Teresópolis. Isso mostra que cada vez mais o nosso trabalho está crescendo e sendo reconhecido pela sociedade", afirmou. 
 Alunos do CEROM participam das aulas de futebol no projeto patrocinado pela FIFA
Escola Municipal de Teresópolis recebe projeto esportivo e social patrocinado pela FIFA

Projeto Jogando pro Futuro

O Jogando pro Futuro tem a proposta de realizar treinos de futebol na quadra da escola sob a supervisão de um professor de educação física e ofertar oficinas de cidadania com uma educadora em outro espaço escolar. Os alunos inscritos no projeto ganham uniformes completos, de treino e de jogo, além de terem acesso gratuitamente a todo o material necessário para a prática do futebol. O Projeto visa ainda promover passeios externos com os alunos, que tem idade entre 11 e 17 anos. São duas turmas de 24 jovens cada e as aulas ocorrem todas as segundas e quartas-feiras no CEROM das 17h30 às 20h30.

“O futebol oferece muitas possibilidades como ferramenta de desenvolvimento social já que trabalha com regras, coletividade, responsabilidade, causa e consequência e diversas outras questões que podem propiciar aos jovens, se bem orientados, um melhor entendimento de sua própria situação no mundo, direitos e deveres como cidadão e sujeito de sua própria história”, explica Maria Lucia Tafuri Ávila, coordenadora pedagógica do projeto.

Embora já esteja em desenvolvimento desde janeiro, o projeto Jogando pro Futuro terá sua apresentação oficial para a comunidade no dia 7 de abril no próprio CEROM. No dia do evento os alunos irão estrear seus uniformes de jogos, a abertura do evento será feita pela banda marcial do CEROM, tocando o Hino Nacional. Estão previstas duas horas de atividades esportivas entre os participantes. A solenidade inaugural contará também com a presença de representantes do CEROM, da IHN e da Secretaria Municipal de Educação.

“Acreditamos que a Educação deve estar sempre aliada a outras questões além daquelas previstas em sala de aula. Assim como outros projetos que já desenvolvemos aqui, acredito que este vá trazer uma mudança comportamental na vida dos nossos alunos, já que além de ser uma ferramenta de acesso à cidadania, também faz parte da filosofia educacional do CEROM" analisou a diretora do CEROM, professora Heloisa Carneiro. 

Texto - Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de  Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário