Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Teresópolis em Encontro de Municípios em Brasília

 Subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, acompanhado pelo Subsecretário Administrativo, Eduardo Niebus, na abertura do Encontro Nacional de Municípios
Teresópolis participa de Encontro Nacional de Municípios em Brasília

Teresópolis, 24 de março de 2014 - Com o objetivo de debater a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o aprimoramento do pacto federativo, o subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça e o Subsecretário administrativo, Eduardo Niebus, participaram no decorrer da semana, em Brasília, do “Encontro Nacional de Municípios – Desafios e Possibilidades para 2014”.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e contou com a presença de Ministros, Deputados, Prefeitos e Gestores Públicos de todo o País. “O grande desafio é garantir que todos os programas e convênios do Governo Federal para os municípios sejam executados, mesmo em ano eleitoral”, discursou o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, na abertura do encontro.

Entre os temas abordados, a programação envolveu discussões sobre os Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos para os Municípios, as perspectivas de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Desburocratização de Convênios.

A intenção da ABM é abrir um canal permanente de diálogo entre os municípios e o Governo Federal para apresentar as demandas de 2014 e obter informações sobre os investimentos e projetos da União. Além dos debates, o encontro contou com uma exposição de empresas e entidades vinculadas à pauta municipalista e mesas de atendimento nos Ministérios.

Em Brasília, os subsecretários Leandro Coutinho e Eduardo Niebus cumpriram extensa agenda. A pedido do prefeito Arlei, participaram de reuniões nos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho e Emprego e no Congresso Nacional, onde apresentaram as demandas do município nos projetos de educação ambiental, sala verde, valorização dos catadores e na ampliação do programa de coleta seletiva.

Durante o encontro com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz, solicitaram liberação de recursos para a conclusão das obras da segunda fase do aterro sanitário de Teresópolis, que abrange a instalação de uma unidade de tratamento dos resíduos descartados pelos serviços de saúde, a implantação de uma unidade de beneficiamento de resíduos da construção civil e a adequação da unidade de triagem para unidade de apoio à coleta seletiva. A Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. 

“Seguindo o Plano Municipal de Governo apresentamos os projetos da Secretaria de Meio Ambiente e solicitamos recursos para implantação e ampliação dos nossos programas nas áreas de educação ambiental, saneamento básico, coleta seletiva e para as unidades de conservação do município”, assinalou o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.
Subsecretário Leandro Coutinho com o presidente da Funasa, Gilson Queiroz

Fotos:divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário