Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Exposição Memória dos Bairros aborda história da Reta de Teresópolis

Teresópolis RJ
Exposição Memória dos Bairros aborda história da Reta

Teresópolis, 14 de março de 2014 – A partir da próxima segunda-feira, 17, entrará em exibição a nova edição da exposição permanente Memória dos Bairros, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Montada em totem na Calçada da Fama, no Centro, a mostra abordará, desta vez, a história da conhecida Reta, principal via de acesso interno do município e que praticamente corta todo o centro da cidade.

Composta por quatro paineis, com textos e fotografias, a exposição vai contar a história de criação e desenvolvimento do logradouro, que abrange as avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, com trecho compreendido aproximadamente entre a empresa Casa & Vídeo e a antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, atual Centro Materno Infantil.

Estarão retratados nos paineis aspectos importantes a respeito do tema, como a Fazenda de Santa Rosa, que ocupava a área hoje conhecida como Iúcas e Agriões, e pode ser considerado o marco inicial da Reta. Edificações imponentes e importantes dentro deste contexto histórico também serão mostradas, a exemplo da Estação de Trem da Várzea, e o próprio prédio da Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Os paineis exibirão ainda informações a respeito de ocorrências marcantes na história da Reta, como o calçamento da via com paralelepípedos, ocorrido em 1937, e a construção da ponte dupla, na altura da Praça Olímpica Luís de Camões, em 1953. Além disso, curiosidades sobre a Reta também estarão em destaque na mostra, resultado de ampla pesquisa documental da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, com a supervisão do coordenador de exposições, Ricardo Guarilha.

“Esta mostra é mais um resultado do amplo trabalho de pesquisa realizado por nosso Serviço de Patrimônio Histórico. Lançada em 2010, a Exposição Memória dos Bairros visa, de tempos em tempos, abordar um bairro diferente da cidade, mostrando sua história, sua peculiaridade e curiosidades. Já apresentamos o bairro de São Pedro, o Alto, a Granja Guarani... Desta vez, estamos apresentando a Reta, principal via de ligação entre os bairros de Teresópolis. Vai valer à pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que os paineis ficarão disponíveis ao público 24 horas por dia.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário