Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

II Semana da Educação em Teresópolis tem palestras, formações e cursos em seu terceiro dia

 Os trabalhos com garrafas pet visam a decoração para a Copa do Mundo no Brasil
II Semana da Educação tem palestras, formações e cursos em seu terceiro dia

Teresópolis, 26 de março de 2014 - Em seu terceiro dia, a II Semana da Educação de Teresópolis segue com extensa programação voltada a toda comunidade escolar, envolvendo de diretores a alunos, perpassando por funcionários, orientadores pedagógicos, responsáveis e pessoal de apoio. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é discutir questões do cotidiano das escolas, oferecendo subsídios para a reflexão sobre a prática a fim de que se possa avançar com os estudantes para uma educação focada na aprendizagem de todos e cada um.

“Como sabemos que paralisar as unidades escolares por uma semana, mesmo que por motivos pertinentes, traria prejuízo aos nossos alunos, optamos por criar um calendário onde as escolas tiveram a possibilidade de inscrever seus profissionais nos diferentes momentos”, explica o secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O evento atende ao projeto pedagógico “O mundo inteiro cabe na escola”, que será desenvolvido durante todo o ano letivo na Rede Municipal de Ensino, e privilegia todos os atores envolvidos no processo de desenvolvimento do conhecimento, por isso serão oferecidas também atividades para os funcionários de apoio e responsáveis.

“Seguindo o projeto pedagógico da SME, a escolha dos temas se teve por base os relatos das equipes gestoras das unidades escolares, que sinalizam a necessidade da SME oferecer ao corpo docente as experiências partilhadas pela gestão na Jornada Pedagógica realizada no início do ano e pelas demandas sociais observadas por esta secretaria”, esclarece a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.
 No Ginásio Pedrão, as professoras da Apraeco apresentam a Oficina de Artesanato Reciclável com garrafas Pet
Professor Victor Santos fala sobre a eficiência da aprendizagem no Sesc


Programação variada

Em seu terceiro dia, a II Semana da Educação de Teresópolis apresentou uma programação bastante variada abrangendo os turnos da manhã, tarde e noite. No Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, aconteceu de manhã e à tarde a Oficina de Artesanato Reciclável com garrafas Pet, apresentada pelas professoras Sandra Gobato e Nilde Penha da Apraeco, Associação Amigos do Meio Ambiente e da Cultura, voltada para professores de Artes, tutores do Programa Mais Educação, professores dos Anos Iniciais e convidados.

No teatro do Sesc Teresópolis, na parte da manhã, o professor Victor Batista dos Santos apresentou a palestra “Matética: Eficiência em aprendizagem”, para professores do 6° ao 5° ano. “Somos educadores do século XX, dando aula a alunos do século XXI, com métodos do século XIX”, observou o professor Victor durante sua conferência.

Ainda no Sesc Teresópolis, no período da tarde o professor Múcio Medeiros falou aos professores de Educação Infantil e 1° Segmento sobre “A performance na Educação: o professor, o corpo e a mediação”. À noite, aconteceu a Aula Inaugural do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com professores dos 1º, 2º e 3º anos e orientadores pedagógicos.
II Semana da Educação em Teresópolis tem palestras, formações e cursos em seu terceiro dia

No auditório da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nos períodos da manhã e da tarde a Formação de Escrituração Escolar, voltada aos funcionários administrativos do 1° e 2° segmentos.

Paralela a essas atividades, na Cervejaria Itaipava, em Serra do Capim, professores de 4º e 5º ano participaram da capacitação do Projeto AMA, um projeto de educação ambiental do Grupo Petrópolis com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e parceria das secretarias de Educação e de Meio Ambiente de Teresópolis. O programa integra as ações do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) e visa desenvolver o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais de Teresópolis.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário