Cultura promove intervenção no Dia Nacional do Circo
Teresópolis, 26 de março de 2014 - Nesta quinta-feira, 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo. E, para marcar a data, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, vai promover, em parceria com a Cia Circonflexo e o Grupo Pirueta, uma intervenção na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, em vários horários, com a participação de diversos artistas. No mesmo dia 27, a Secretaria de Cultura inaugura também o projeto de Memória Digital, às 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, e lança o projeto de Memória Municipal, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.
“A atividade circense vai surpreender e divertir o público com entretenimento. Já os projetos de Memória Digital e Memória Municipal visam à ampliação do processo de preservação do município e da facilitação do acesso destas informações ao público em geral. São ações que confirmam a movimentação da cultura no município e os esforços da Secretaria de Cultura para atender a demanda cultural em todos os segmentos”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Com relação ao Dia do Circo, as atividades gratuitas e abertas ao público vão envolver cortejo, espetáculos, oficinas de malabarismo e equilibrismo (slack line), exibições de trabalho em tecido, pernas de pau, e, é claro, palhaçaria. Com coordenação dos artistas Nara Zeitune e Ivo Bernardo, serão seis momentos de intervenção na Praça Balthasar da Silveira: pela manhã, às 8h30 (oficina de malabares), às 9h40 (oficina de equilibrismo) e às 10h50 (oficinas de construção de malabares/bolas); e à tarde, às 13h30 (cortejo com artistas e banda), às 14h10 e às 15h20 (espetáculos circenses).
A ação tem o patrocínio do Teresópolis Shopping Center, Perfumaria Irene, BomBom, Padaria Império, Hotel Vilanova e Restaurante Sobradinho.
Memória Digital e Municipal
No mesmo dia, às 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, será realizado o lançamento do projeto Memória Digital, que consiste na disponibilização do acervo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis de forma digitalizada. Por enquanto, serão disponibilizados para consulta cerca de 200 livros e 50 revistas, incluindo livros sobre a história de Teresópolis, antologias da Academia Teresopolitana de Letras e obras de escritores teresopolitanos, como Osíris Rahal, João Oscar, Arthur Dalmasso e Gastão Neves, entre outros.
Além do terminal na Casa da Memória, outros dois serão disponibilizados na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, unidades da Secretaria de Cultura. O lançamento do projeto contará com a presença do Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, e de professores da rede municipal de ensino, tendo em vista que o objetivo da Secretaria de Cultura, em médio prazo, é levar este acervo digitalizado para as principais escolas da cidade.
Ainda no dia 27, às 19h, será realizado na Casa de Cultura, o lançamento do projeto Memória Municipal, quando o secretário Wanderley Peres apresentará as propostas da Cultura para preservação do patrimônio histórico local.
Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário