Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis promove intervenção no Dia Nacional do Circo

Secretaria de Cultura de Teresópolis promove intervenção no Dia Nacional do Circo
Cultura promove intervenção no Dia Nacional do Circo

Teresópolis, 26 de março de 2014 - Nesta quinta-feira, 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo. E, para marcar a data, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, vai promover, em parceria com a Cia Circonflexo e o Grupo Pirueta, uma intervenção na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, em vários horários, com a participação de diversos artistas. No mesmo dia 27, a Secretaria de Cultura inaugura também o projeto de Memória Digital, às 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, e lança o projeto de Memória Municipal, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

“A atividade circense vai surpreender e divertir o público com entretenimento. Já os projetos de Memória Digital e Memória Municipal visam à ampliação do processo de preservação do município e da facilitação do acesso destas informações ao público em geral. São ações que confirmam a movimentação da cultura no município e os esforços da Secretaria de Cultura para atender a demanda cultural em todos os segmentos”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Com relação ao Dia do Circo, as atividades gratuitas e abertas ao público vão envolver cortejo, espetáculos, oficinas de malabarismo e equilibrismo (slack line), exibições de trabalho em tecido, pernas de pau, e, é claro, palhaçaria. Com coordenação dos artistas Nara Zeitune e Ivo Bernardo, serão seis momentos de intervenção na Praça Balthasar da Silveira: pela manhã, às 8h30 (oficina de malabares), às 9h40 (oficina de equilibrismo) e às 10h50 (oficinas de construção de malabares/bolas); e à tarde, às 13h30 (cortejo com artistas e banda), às 14h10 e às 15h20 (espetáculos circenses).

A ação tem o patrocínio do Teresópolis Shopping Center, Perfumaria Irene, BomBom, Padaria Império, Hotel Vilanova e Restaurante Sobradinho.

Memória Digital e Municipal

No mesmo dia, às 16h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso, será realizado o lançamento do projeto Memória Digital, que consiste na disponibilização do acervo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis de forma digitalizada. Por enquanto, serão disponibilizados para consulta cerca de 200 livros e 50 revistas, incluindo livros sobre a história de Teresópolis, antologias da Academia Teresopolitana de Letras e obras de escritores teresopolitanos, como Osíris Rahal, João Oscar, Arthur Dalmasso e Gastão Neves, entre outros.

Além do terminal na Casa da Memória, outros dois serão disponibilizados na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, unidades da Secretaria de Cultura. O lançamento do projeto contará com a presença do Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, e de professores da rede municipal de ensino, tendo em vista que o objetivo da Secretaria de Cultura, em médio prazo, é levar este acervo digitalizado para as principais escolas da cidade.

Ainda no dia 27, às 19h, será realizado na Casa de Cultura, o lançamento do projeto Memória Municipal, quando o secretário Wanderley Peres apresentará as propostas da Cultura para preservação do patrimônio histórico local.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário