Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis promove exposições em homenagem às mulheres

Secretaria de Cultura de Teresópolis promove exposições em homenagem às mulheres
Secretaria de Cultura promove exposições em homenagem às mulheres
Mostras podem ser vistas na Casa de Cultura e na Casa da Memória Arthur Dalmasso

Teresópolis, 11 de março de 2014 - No último sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, inaugurou duas exposições voltadas para o universo feminino. A primeira mostra, ‘Um Olhar feminino’, está exposta na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, incluindo pinturas e gravuras confeccionadas exclusivamente por artistas plásticas. Já a segunda exposição, ‘Mulheres na História’, está montada no jardim da Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, e conta a trajetória das mulheres ao longo do tempo. Em formato itinerante, a mostra poderá ser vista também a partir de sexta-feira, 14 de março, na Praça Balthasar da Silveira, integrando a programação oficial da Prefeitura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que segue até a próxima semana.

Tendo como curador o coordenador de exposições e designer gráfico Ricardo Guarilha, a primeira mostra – ‘Um olhar feminino’ – reúne pinturas e gravuras de 19 artistas, que traduzem, através de seus trabalhos em vários estilos e técnicas, suas experiências com as artes visuais, evidenciando, é claro, a sensibilidade e o toque femininos. Participam da exposição Aurora Bicalho, Clélia Brito, Dalva Hosannah, Edith de Sidi, Eneida Telles, Lúcia Maria Gomes, Lydia Haydée, Maria do Carmo Mangia, Márcia Tayt-Sohn, Maria Batalha, Marilene Balzi, Marina Didonet, Pedrita, Rivka Elyaoglu, Rosane Santos, Rosina Carvalho, Thereza Paiva, Vânia Catarina e Verônica Roth. A mostra, realizada em sua sexta edição, pode ser vista até 28 de março, de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).

Já na Casa da Memória Arthur Dalmasso também já pode ser vista a nova versão da exposição ‘Mulheres na História’. Elaborada pela Secretaria de Cultura, a partir de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, a mostra fez sucesso em 2013 e agora foi remodelada, sendo apresentada em novo formato, mais amplo e itinerante.

Na primeira edição, a exposição foi montada em formato de banners e exposta no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde recebeu mais de 300 visitantes. Agora, como forma de homenagear novamente as mulheres, a exposição foi reformulada e transformada em uma mostra externa e itinerante, favorecendo o acesso do público ao material. Quem passa em frente à Casa da Memória já pode ver a grande estrutura que dá vida à exposição, montada no jardim frontal da casa. Contudo, a partir desta sexta-feira, 14 de março, a exposição terá um novo local, a Praça Balthasar da Silveira, integrando a programação oficial elaborada pela Prefeitura em homenagem ao dia Internacional da Mulher.

Com design do coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, a nova exposição "Mulheres da História" conta com 10 paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estarão evidenciados na mostra. E, da mesma forma, serão lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Roussef.

Sem deixar de lado a memória municipal, também estarão retratadas as pioneiras, mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis, como a primeira vereadora, Madalena Rucker, a primeira prefeita, Afaf Ribeiro, e as primeiras secretárias de Cultura e de Educação do município.

“São duas exposições com características diferentes, mas que visam, da mesma forma, prestar uma justa homenagem às mulheres, no mês em que se comemora seu Dia Internacional. Foi a forma encontrada por nós, da Secretaria de Cultura, para contribuir com esta data marcante e significativa. Mais do que exposições, trata-se de novas oportunidades para mergulhar no universo feminino através da arte e perceber que a expressão feminina é tão diversa e intrigante quanto a própria natureza da mulher. Vale a pena conferir”, convida o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário