Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis realiza ação no Mirante da Granja Guarani neste domingo, 16

TERESOPOLIS
Secretaria de Cultura realiza ação no Mirante da Granja Guarani neste domingo, 16-Ação cultural marcará oficialmente a ocupação da Prefeitura no local

Teresópolis, 11 de março de 2014 - Neste domingo, 16, será realizada uma grande ação cultural no Mirante da Granja Guarani, a partir das 15h. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura visa marcar a ocupação oficial da Prefeitura sobre o terreno que abriga o histórico mirante, também conhecido como Quiosque das Lendas, e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1988.

Estão previstas apresentações musicais, com os músicos Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Marcos André e Ayrton Rebello; recreação infantil, com a professora Andrea Sant’Anna; atividades circenses, com o palhaço e malabarista Ivo Bernardo; e ainda números de dança, com o grupo de dança de rua Top Street Dance. O conhecido cartunista e escritor Ziraldo estará presente e promete agitar a garotada com suas histórias.

Na oportunidade, será inaugurado um marco da ocupação, contendo informações sobre o mirante, e apresentado o projeto do Polo de Cultura da Granja Guarani, prédio que abrigará ainda o administrativo do atrativo cultural e turístico, garantindo a integridade do bem tombado.

O terreno, de 1.800m2, já vinha sendo guardado pelo Poder Público desde 2013 e, recentemente, foi oficialmente doado à Prefeitura, com ação sacramentada através de escritura já assinada e registrada em cartório. A doação foi realizada em cumprimento à determinação da sentença judicial do processo movido pelo Ministério Público, a pedido da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que requereu a titularidade oficial do imóvel. E, a partir de agora, faltará apenas o trabalho de restauração do mirante em si, obra que será executada pelo Governo do Estado, através do Inepac, responsável pela edificação.

Estudos acerca da restauração já foram realizados, incluindo a vinda de técnicos do Inepac a Teresópolis, que visitaram o mirante em 2013 e este ano, acompanhados pelo secretário municipal de Cultura, Wanderley Peres. O objetivo dos estudos é garantir que a restauração seja feita da forma mais criteriosa e detalhada possível. O prazo para a realização da obra será definido pelo Governo do Estado, que já dispõe de verba específica destinada ao projeto.

No acordo proposto pelo Ministério Público em 2010 e acordado na sentença de março de 2011, ficou decidido que o Governo do Estado do Rio de Janeiro destinaria ao Inepac R$ 500 mil para a reforma do mirante. Contudo, uma Emenda Parlamentar, obtida pela secretaria municipal de Cultura junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), inseriu no orçamento estadual de 2013 mais R$ 1.500 mil, recursos que deverão ser suficientes para a obra de restauração, além de projeto de paisagismo para o entorno e a construção de um prédio para administração e exploração do espaço como polo de cultura.

“Será um grande passo no processo de recuperação do histórico Mirante da Granja Guarani, um de nossos maiores cartões postais, e que não só precisa, como merece ser restaurado e devolvido à população. A cada passo, o projeto se torna mais próximo e concreto. Temos a certeza de que, através da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresópolis, em breve teremos todos nosso Quiosque das Lendas totalmente recuperado, podendo ser novamente apreciado por nossa população e turistas”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Sobre o mirante

Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses.

Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário