Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Escola Municipal Profª Neidy Angélica em Teresópolis recebe ‘Projeto Fique Esperto!’ de prevenção às drogas

Equipe do Projeto Fique Esperto!
Escola Municipal Profª Neidy Angélica recebe ‘Projeto Fique Esperto!’ de prevenção às drogas

Teresópolis, 20 de março de 2014 - Durante os dias 19 e 20 de março, a Escola Municipal Profª Neidy Angélica de Souza Coutinho, localizada em Vargem Grande, recebeu o “Projeto Fique Esperto!”, uma iniciativa de prevenção ao uso de drogas da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. Através de várias parcerias, a iniciativa visa informar e sensibilizar o jovem teresopolitano a respeito deste grave problema social. O projeto prevê várias etapas e ações que vão desde a distribuição de uma cartilha impressa até apresentações de vídeos e palestras.

“O projeto nasceu em 2012, através da distribuição das cartilhas elaboradas pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude nas escolas públicas. Em Teresópolis, com o apoio da Exma. Sra. Juíza titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, a Dra. Vania Mara Nascimento Gonçalves, e do Comissariado de Justiça, o projeto ganhou uma nova cara, alcançando mais de dois mil alunos logo em seu primeiro ano”, explica Fátima Gil, coordenadora do projeto.

Iniciando sua temporada 2014 pela Escola Municipal Neidy Angélica, o projeto agradou professores e alunos que destacaram suas vertentes positivas conscientizando os jovens estudantes sobre o problema das drogas, provocando debates sobre o tema e formando multiplicadores nas unidades escolares.

“Acho esse trabalho maravilhoso. Esses alunos estão em uma idade na qual têm realmente que aprender sobre drogas, sabendo diferenciar as pessoas que eles podem confiar daquele amiguinho que só se junta a eles para oferecer drogas. Acho importantíssimo”, destaca Gisele Vasconcelos, professora de ciências da Escola Municipal Neidy Angélica.
Alunos da Rede Municipal participam da palestra sobre prevenção ao uso de drogas
Estudantes participam da distribuição da cartilha sobre drogas
Os alunos Mariana de Oliveira e Lucas de Souza participaram das atividades e não pouparam elogios para o trabalho apresentado. “Foi muito legal e importante, ensinou muito sobre o que é certo e errado. Mostrou que na escola e na família podemos encontrar a proteção para nos livrar das drogas, além de que devemos alertar nossos amigos para não entrarem nessa”, explicam os estudantes com a cartilha em mãos.

Ao final das apresentações, os alunos preenchem um questionário que contempla situações polêmicas ligadas aos entorpecentes, como o contato através de amigos; as drogas mais usadas; amigos que usam; familiares; drogas lícitas; e qual o melhor ambiente para tratar o assunto. O projeto visitará outras escolas e deverá ter sua culminância em novembro, mais uma vez no Sesc Teresópolis.
 Os alunos Mariana Oliveira e Lucas de Souza se tornaram agentes replicadores com combate às drogas

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário