Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Cultura planta árvores no Dia da Água realizado em Teresópolis

A funcionária Zélia Pereira e o secretário de Cultura, Wanderley Peres
Cultura planta árvores no Dia da Água
Mais de 100 mudas de árvores serão plantadas nas margens do Paquequer, em Araras

Teresópolis, 26 de março de 2014 - No sábado, 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, a Prefeitura realizou ação de conscientização na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, com o plantio de mais de 100 mudas de árvores. Marcado para 10h, o plantio contou com a participação dos alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura.

“Trata-se de uma ação de comemoração pelo Dia da Água, e ao mesmo tempo, de conscientização sobre a importância da mata ciliar para a natureza. Além disso, o plantio de árvores vai embelezar o entorno da Casa de Cultura e garantir o livre acesso do pedestre sobre a calçada, assim como aconteceu na Casa da Memória Arthur Dalmasso”, destaca o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Durante a ação, foi realizado o plantio das árvores de diversas espécies cultivadas no Horto Municipal, contando com a participação da equipe de Parques e Jardins, chefiada pelo subsecretário Tião Corrêa. Nas margens do Rio Paquequer, no trecho que passa pelo local, serão plantadas mudas de angico, espatódea, ipês, paineiras, abacateiros, sibipirunas e pau-brasil, entre outras espécies apropriadas ao reflorestamento da mata ciliar - que protege a margem do rio. E, na calçada em frente à Casa de Cultura, serão plantadas mudas de resedá, dando prosseguimento ao trabalho de arborização da calçada, iniciado em 2 de março com o plantio das primeiras árvores.

Vale lembrar que, no fim de fevereiro, seis mudas de resedá também foram plantadas na calçada frontal da Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura, onde resedás nas cores branco, rosa e roxo já enfeitam o espaço. E assim como aconteceu na Casa da Memória, a primeira etapa do plantio na Casa de Cultura, no dia 2 de março, foi realizado por funcionários e professores da casa: Regina Tavares, Fernanda de Abreu, Rosa Cristina Mattos, Paulo Maurício Gomes, Zélia Pereira, Regina Lima e Geremias Cruz apadrinharam as árvores.

A ação deste sábado, 22, tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e integra a programação da Prefeitura em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Fernanda de Abreu durante o plantio, acompanhada pelo secretário Wanderley Peres e Janaína Mavignier
Maurício Gomes realiza o plantio, com a ajuda da pequena Janaína Mavignier

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário