Funcionários da Prefeitura participam de curso sobre relações interpessoais
Teresópolis, 17 de março de 2014 – Funcionários das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde participaram nos dias 13 e 14 de março, no auditório da Pousada Urikana, no Parque do Imbuí, do curso ‘Relações Interpessoais através do Eneagrama’, instituto internacional que estuda as personalidades humanas e leva as pessoas ao autoconhecimento. Voltado para profissionais de Assistência Social, Psicologia e Pedagogia, entre outras áreas afins, o workshop contou ainda com a participação de representantes das ONG´s (Organizações Não-Governamentais) Projeto P3 e Padrão Águias da Aventura Objetiva e do Conselho M. da Criança, do Adolescente e do Idoso.
“Este workshop tem por objetivo divulgar o trabalho feito pelo Eneagrama. Essa percepção de si mesmo contribui significativamente para a melhoria nas relações interpessoais. E como o VIII Congresso Nacional do Eneagrama será realizado em Teresópolis em agosto deste ano, pretendemos que os participantes sejam disseminadores das nossas propostas”, explicou o padre e psicólogo Erick Rastelli, que ministrou o treinamento.
Para Tânia Iorio, coordenadora do setor de Proteção Social Básica da Secretaria M. de Desenvolvimento Social, a capacitação estimula a reflexão sobre o próprio comportamento humano. “Estou encantada com o workshop. Os instrumentos que o instituto usa para promover a reflexão sobre o nosso comportamento e sobre a forma de agir das pessoas ao redor são espetaculares”, comentou a pedagoga.
A diretora de Ação Social e Ajuda Humanitária da ONG Padrão Águias, Carla Corrêa de Mello, o curso será útil no dia a dia. “No Padrão Águias, a gente trabalha com o público, pessoas com personalidades diferentes e aqui estamos aprendendo a lidar melhor com essa diversidade. Com certeza, vamos aproveitar esses ensinamentos”, avaliou Carla. O Padrão Águias é um órgão de formação e conscientização cívica, ecológica, humanística e social.
O Instituto Eneagrama é formado por um grupo de membros da Comunidade Shalom que se colocaram à disposição para colaborar com o trabalho do Eneagrama, uma junção de dois termos (Ênea=nove); Grama=esquema gráfico), fazendo referência aos nove tipos de personalidade estudados pelo instituto.
É um sistema que respeita a singularidade, originalidade e peculiaridades do indivíduo, numa perspectiva de mudança de mudança e libertação. Assim, o instituto tem como missão ‘ser uma pequena semente de libertação a serviço do crescimento integral da pessoa e da transformação da sociedade’.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário