Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Escolas Municipais de Teresópolis participam do Dia do Desafio promovido pelo Sesc

 Alunos da Rede Municipal de Ensino praticam atividades físicas no Dia do Desafio
Escolas Municipais participam do Dia do Desafio promovido pelo Sesc

Teresópolis, 28 de maio de 2014 – Este ano, o Dia do Desafio realizado pelo Sesc Teresópolis, nesta quarta, 28, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) através do Programa Mais Educação nas escolas municipais, realizando atividades físicas variadas com alunos de cerca de 50 unidades escolares. O Dia do Desafio é uma iniciativa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da Tafisa - The Association for International Sport for All – que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas.

“A parceria entre o Sesc e a Secretaria de Educação tem rendido frutos saborosos para Teresópolis. Neste tradicional Dia do Desafio, nós não poderíamos ficar de fora já que, além de exercitarem o corpo, nossos alunos têm a oportunidade de praticar a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário e, durante estas atividades, todos os participantes são considerados vencedores”, destaca o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Criado no Canadá em 1983, o Sesc em São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez em 1995, em parceria com a T​afisa​. No ano 2000, a unidade assumiu a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano e em 2007, ano de realização dos jogos Pan-Americanos, o Sesc Rio realizou o Dia do Desafio - Challenge Day - pela primeira vez na história do evento, com todas as 92 cidades do Estado, uma adesão pioneira: o Rio é o primeiro ​estado da Federação a ter 100% de seus municípios no evento.

Participando desde então, a cidade de Teresópolis este ano recebeu um reforço de peso neste desafio: Monitores das Oficinas de Esporte e Lazer do Programa Mais Educação realizaram atividades físicas por pelo menos 15 minutos em cerca de 50 unidades escolares da rede municipal, envolvendo até mesmo alunos que não são inscritos no programa.

“Essa parceria se constitui muito importante e frutífera tanto para o Sesc quanto para nossos alunos, professores e comunidade escolar em geral, tendo em vista os ganhos no que tange ao estímulo da prática diária de exercícios físicos quanto da parceria entre esses dois eixos educativos do município” observou a coordenadora do Programa Mais Educação na rede municipal, professora Marcia Maria.

No Centro Educacional Helena Paula Tavares, situada no bairro de Fátima, por exemplo, os alunos tiveram parte do seu turno dedicada a diversas atividades físicas, entre elas, jogos de futebol e vôlei, passando por tênis de mesa, queimado, peteca e pula corda. Para Renata Maciel, monitora do Programa Mais Educação e professora de Educação Física, a socialização também é um aspecto muito importante dessas atividades.

“Além dos evidentes benefícios nos aspectos físicos e de saúde, o incentivo à prática do esporte desperta o senso do coletivo, o trabalho em equipe e a socialização acima de tudo”, define a monitora.
Escolas Municipais de Teresópolis participam do Dia do Desafio promovido pelo Sesc
A monitora Renata Maciel explica que a prática esportiva promove a socialização
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário