Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prefeitura valoriza artistas de Teresópolis na ornamentação da cidade para ​a ​Copa

Artistas plásticos Igor Miller e Bruno Wallardan estão finalizando o acabamento da escultura, que deve estar pronta esta semana
Prefeitura valoriza artistas de Teresópolis na ornamentação da cidade para ​a ​ Copa

Teresópolis, 19 de maio de 2014 – Teresópolis está decorada para receber a Seleção Brasileira de Futebol, no próximo dia 26, para treinar na Granja Comary para a Copa do Mundo. Entre as iniciativas da Prefeitura para recepcionar jogadores, turistas e jornalistas, e incentivar a população a entrar no clima da Copa, está uma ornamentação especial, como a taça de 6 metros de altura, instalada na última semana, na Avenida Feliciano Sodré, na altura da Casa e Vídeo, na Várzea. A criação da taça, inspirada na peça original do Mundial, ficou por conta dos artistas plásticos Bruno Wallardan e Igor Miller, moradores de Teresópolis.

Com o intuito de valorizar a mão de obra de Teresópolis, a Prefeitura fez questão de contratar profissionais locais para a produção da taça, conforme pontua o secretário de Turismo, Ronaldo Fialho.

“Algumas pessoas sugeriram que contratássemos profissionais do Carnaval do Rio de Janeiro para o trabalho, mas a intenção do município é valorizar a mão de obra local. Dando oportunidade para os nossos artistas plásticos. Além disso, a peça não está pronta, faltam diversos acabamentos. A previsão é de que até o final desta semana, estará tudo finalizado”, destacou Fialho.

Os artistas Bruno Wallardan e Igor Miller falaram sobre a leitura que fizeram da taça original. “Tivemos a inspiração de fazer uma homenagem a Teresópolis mostrando um pouquinho do relevo das nossas montanhas na parte superior da taça. É importante frisar que essa não é uma réplica exata porque precisaríamos da liberação da FIFA para isso, o que iria demandar tempo e custos. Então fizemos um projeto, elaborado com base na peça original, mas com características próprias”, afirmou Igor Miller.

A taça, que tem 6 metros de altura e cerca de 300 kg, foi feita com fibra de vidro e estrutura metálica. Os artistas usaram ainda tinta automotiva, spray, entre outros materiais para produzir a peça, que já chama a atenção de quem passa pela avenida.

“Ontem mesmo passou uma mulher de carro com o filho e ele gostou tanto que fez questão de tirar uma foto. Estamos recebendo elogios e também críticas, o que é natural. Mas é importante destacar que a taça ainda não está totalmente terminada. Estamos trabalhando no acabamento”, ressaltou Wallardan.

Bruno tem vasta experiência na confecção de esculturas gigantes. O artista plástico é um dos criadores do esquilo símbolo do Festival de Inverno do Sesc. “Eu tive Xando Pernambuco como professor. Ele é fundador do Bloco Dona Teresinha, que tem como referência os bonecos gigantes de Olinda. Ele me ensinou a fazer este tipo de escultura. Um dos nossos trabalhos em conjunto foi a criação do esquilo do Festival de Inverno do Sesc, com 4 metros de altura, mas do tamanho desta taça, 6 metros, é a primeira vez que faço”, explicou.

Além da taça, as principais ruas, avenidas e praças recebem diversos itens de decoração alusivos à Seleção e à Copa, como banners dupla face com caricaturas dos jogadores e bandeiras do Brasil, principalmente, e dos demais países participantes da competição. Os pórticos de entrada da cidade também foram decorados.
A taça, instalada na Av. Feliciano Sodré, na Várzea, recebeu iluminação especial​

Fotos: Marco Esteves
FOnte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário