Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Semana da Educação Alimentar tem saldo positivo na rede municipal de Teresópolis

 Alunos da Escola Municipal Professora Irene Sant´ana preparam uma salda de frutas
Semana da Educação Alimentar tem saldo positivo na rede municipal

Teresópolis, 24 de maio de 2014 - Chegou ao fim na última sexta-feira, 23, a Semana da Educação Alimentar, onde alunos da Rede Municipal de Ensino tiveram evidenciadas em suas atividades pedagógicas a formação de novas visões de mundo, valores e atitudes, priorizando as práticas alimentares saudáveis. O projeto é proposto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e abraçado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Teresópolis em todas as suas unidades escolares.

“O objetivo desta semana é o de incentivar a comunidade escolar a desenvolver atividades que favoreçam a reflexão sobre o tema da educação alimentar. Porém, independente da data de comemoração da Semana, a discussão sobre uma alimentação mais saudável para nossas crianças pode e deve existir durante todo o ano letivo, em reunião de pais, responsáveis e reuniões pedagógicas”, apontou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Na Escola Municipal Professora Irene Sant´ana do Valle, no Pimentel, os 250 alunos dos dois turnos da unidade desenvolveram diversas atividades especificas sobre o tema que já é abordado durante o ano letivo. Livros didáticos, de história, vídeos, atividades pedagógicas e até o preparo de seus próprios alimentos como sanduíches, bolos e sopas, foram algumas das formas utilizadas para tratar do assunto.

“A escola já trabalha em seu conteúdo anual a alimentação saudável, mas durante essa semana nós oportunizamos as crianças vivenciarem isso de uma forma mais concreta e evidente, até mesmo manuseando o alimento. Com isso trabalhamos desde noções de higiene - lavando as mãos, colocando toucas - até a pirâmide alimentar e a importância de cada alimento para a saúde”, explicou a diretora Rosana da Rocha Mendes. 

Jaciara Santos, mãe de uma aluna do 2° ano da Escola Municipal Professora Irene Sant´ana do Valle e membro do Conselho Escolar acompanhou de perto as atividades desenvolvidas na unidade. “Meus outros dois filhos também estudaram aqui e essa escola tem hoje uma grande importância em nossa comunidade. Essa Semana da Educação é muito válida porque as pessoas, nesse corre-corre do dia a dia, acabam negligenciando a alimentação dos filhos. Aqui nossos filhos aprendem a importância da alimentação saudável”, destacou a mãe.
 A diretora Rosana da Rocha Mendes incentiva a alimentação saudável durante todo o ano na escola
 Manusear e aprender a preparar seus próprios alimentos foi uma das atividades desenvolvidas na Escola Municipal Professora Irene Sant´anaOs livros didáticos também foram utilizados com instrumentos na Semana da Educação Alimentar
 A mãe Jaciara Santos elogiou a abordagem da escola na Semana da Educação Alimentar
 A orientadora pedagógica Ângela Carneiro acompanhou os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos da Escola Municipal Marília de Oliveira e Silva PortoA produção de cartazes, murais e materiais pedagógicos fizeram parte dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos durante a Semana da Educação Alimentar
Outra unidade que trabalhou intensamente a Semana da Educação Alimentar foi a Escola Municipal Marília de Oliveira e Silva Porto, em Santa Cecília, onde a preocupação com uma alimentação também faz parte do cotidiano escolar. Durante a semana, os professores desenvolveram diversos trabalhos mostrando que alimentação saudável é a alimentação na qual se deve comer bem e de forma equilibrada para que as crianças se desenvolvam melhor física e intelectualmente.

“Aqui, até nosso refeitório é pintado de laranja, já que segundo a cromoterapia é uma cor propícia à alimentação saudável. Nosso trabalho durante esta semana visou não apenas os alunos, mas também os pais e responsáveis já que na maioria das vezes os vícios alimentares são heranças deles que enviam lanches inadequados pelos seus filhos. O legal é que notamos uma melhora nos hábitos alimentares também de nossa equipe pedagógica”, observou a orientadora pedagógica Ângela Carneiro.

Para Carla Rabello, diretora de Educação da SME, o saldo final da Semana da Educação Alimentar na rede municipal foi bastante positivo, mas o trabalho deve continuar, visto que a criação de novos hábitos, valores e visões do mundo não se constrói de uma hora para outra e a alimentação saudável de uma criança pode garantir seu bom desenvolvimento físico e cognitivo.

“A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de estilos de vida, entre eles o da alimentação saudável. Então, promover o consumo desses alimentos e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa para os nossos alunos é nosso dever”, concluiu a diretora. 
A produção de cartazes, murais e materiais pedagógicos fizeram parte dos trabalhos desenvolvidos por professores e alunos durante a Semana da Educação Alimentar

Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário