Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prefeitura de Teresópolis realiza o 5° ANIMA TERÊ

Prefeitura de Teresópolis realiza o 5° ANIMA TERÊ
Prefeitura de Teresópolis realiza o 5° ANIMA TERÊ
Educação prevê cerca de 10 mil pessoas em quatro dias de evento

Teresópolis, 6 de maio de 2014 - A Prefeitura de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza entre os dias 13 e 16 de maio, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, o 5º ANIMA TERÊ. Durante o evento, alunos, professores e visitantes terão a oportunidade de conferir o uso da linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem. Contando com o apoio da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, o Festival Municipal de Animação vai apresentar várias novidades em relação aos anos anteriores.

“A tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço nas salas de aula e na vida cotidiana dos alunos e professores, e também se destacando como ferramenta pedagógica bastante eficiente. O ANIMA TERÊ vem exatamente apresentar novas propostas educativas, uma ação que deve contribuir para a melhoria da qualidade do ensino”, analisa o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, que faz parte do Consórcio CEDERJ e desenvolve projetos nas áreas de educação superior à distância e divulgação científica, desde o ano passado se tornou parceira efetiva do evento. Assim como na última edição, trará para o evento sua Caravana da Ciência, um centro de ciências itinerante que percorre os municípios fluminenses. Além disso, a 5ª edição do ANIMA TERÊ contará com novidades na área da robótica do Museu Ciência e Vida, o Museu Ciência Móvel do Ministério da Cultura e Museu da Vida.

Segundo a diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais da SME, professora Bernadete Duarte, a ampliação do conhecimento de professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico, além do estímulo ao trabalho em grupo, também são objetivados nos quatro dias do Festival. “Este ano demos uma ênfase ainda maior às questões de tecnologia, visando estimular o seu uso como mediadora da aprendizagem. Nas oficinas, continuamos proporcionando aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, estimulando novos talentos e tornando-os agentes ativos no processo educacional”, diz Bernadete.

O festival este ano, além das tradicionais oficinas de animação com captura stop motion, contará com exposições de ciências, jogos e equipamentos interativos, objetivando levar Educação, Ciência, Cultura, Arte, Inclusão Social e Tecnologia para os alunos de Teresópolis. A meta é promover a articulação entre as linguagens visual e corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e de criação/produção artística.

A participação no 5° ANIMA TERÊ é gratuita e aberta para alunos de qualquer rede de ensino. As inscrições devem ser agendadas através do telefone 2742-1411. Os horários de funcionamento do evento são: terça, dia 13 – de 8h às 12h e de 13h as 17h; quarta, dia 14 – de 8h às 12h, de 13h às 17h e de 18h às 20h; quinta, dia 15 – de 8h às 12h e de 13h às 17h; e sexta, dia 16 – de 8h às 12h.

Texto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário