Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Etapa do Carioca de Corridas de Montanha reúne atletas de quatro estados em Teresópolis

 Secretário de Meio Ambiente André de Mello, chefe do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira, e vice-presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Fábio Costa Velho: incentivo ao turismo de aventura em Teresópolis
Etapa do Carioca de Corridas de Montanha reúne atletas de quatro estados em Teresópolis

Teresópolis, 19 de maio de 2014 – Duzentos e oitenta atletas testaram sua resistência durante a IV Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha, realizada neste domingo, 19, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Ao todo, a prova reuniu em torno de 400 participantes, entre corredores, equipes de apoio e familiares, de mais de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro, e também de municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, este foi um evento-teste para avaliar a estrutura do parque municipal. “É uma experiência nova, um teste para nossa administração. Estamos tentando trazer mais eventos de esportes radicais, que não agridam e nem causem dano ao parque municipal, que dêem mais visibilidade à unidade de conservação e atraiam mais visitantes”.
Largada da etapa do Carioca de Corridas de Montanha no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Para Fábio Costa Velho, um dos articuladores da vinda do evento esportivo para Teresópolis, a corrida de montanha se identifica com o município. “Teresópolis tem tudo a ver, pois é a capital do montanhismo, tem natureza exuberante e quem vem se apaixona. Esse é o momento para divulgar o parque municipal, com um evento dessa magnitude”, comemorou Fábio, que é vice-presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e sócio da empresa Terra de Aventura, de receptivo turístico.
 Chegada dos atletas do percurso curto

O subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, supervisionou a logística de alojamento dos participantes da competição no parque municipal. “Contamos com todo o apoio do pessoal de coordenação e administração do parque. A Prefeitura vem se estruturando há algum tempo, e investindo no receptivo turístico, divulgando o que Teresópolis pode oferecer de melhor na área de turismo de aventura”, pontuou.

Organizador do evento, o paulista Fábio Galvão Borges, do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, aprovou a estrutura do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. “A sede, a estrutura do parque é muito boa. É difícil você ir a uma unidade que tenha alojamento, cozinha e toda a estrutura para desenvolver as atividades. E nós encontramos tudo isso aqui. Foi muito fácil trabalhar”, enalteceu.

A competição

Com graus de dificuldade variados, a competição em Teresópolis teve dois percursos: um curto, com seis quilômetros de extensão, e outro longo, de 12 quilômetros. Os atletas,na faixa etária de 16 a acima de 60 anos, correram em trilhas pelas localidades de Santa Rita, Arrieiros, Santana e arredores, no 2º Distrito.

Correndo há cinco anos, o atleta Luiz Nei Resende, da cidade de Resende Costa/MG, chegou em 1º lugar no percurso curto, pela equipe Correndo para Cristo. “O percurso é bem difícil, com muito morro e estrada batida. Venci a primeira etapa da competição, em Penedo, depois fiquei duas fases sem participar, e agora venci esta, em Teresópolis. Tomara que também vença nas próximas etapas para pontuar mais”, comemorou.

Praticante de caminhada há dois anos, e participando do Carioca pela primeira vez, Rogério Lima Pimentel foi o primeiro atleta de Teresópolis a concluir o trajeto curto. Ele gostou da experiência. “Foi um percurso puxado, com um pessoal de alto nível, e acostumado com o circuito de montanha. Eu gostei”.

A etapa de Teresópolis contou ainda com uma prova infantil, competição simbólica onde um pequeno grupo de crianças, familiares dos atletas, se divertiu correndo. O estudante Rafael Borges Manger, de 13 anos, veio de Nova Friburgo com a família, acompanhando o tio, Mauro Araújo, que disputou oficialmente a competição. “Pretendo continuar praticando o esporte”, disse.

Irmã da corredora Nathalia Ferreira, de Teresópolis, Vanessa Rodrigues prestigiou o evento com as filhas Antonella, de apenas um ano, e Giovanna, de 5, que participaram da prova infantil. “Minha irmã quer que as sobrinhas sigam os seus passos”, comentou.

O Campeonato Carioca de corridas de montanha teve início em fevereiro e já passou por Penedo, Maricá e Petrópolis. Depois de Teresópolis, o circuito continua no dia 15 de junho em Petrópolis, seguindo para Maromba/Itatiaia em 14 de setembro, depois para Sana/Macaé, em 16 de novembro, e encerrando em Paraty, no dia 14 de dezembro.

O resultado final da IV Etapa do Campeonato Carioca de Corridas de Montanha, com a pontuação dos atletas, individual e por equipes, pode ser conferido no site www.corridasdemontanha.com.br.
Atletas mirins participantes da prova infantil no Carioca de Corridas de Montanha As irmãs Antonella e Giovanna, participantes da prova infantil: incentivo à prática esportiva
Fábio Galvão Borges, organizador do evento: estrutura aprovada do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
Fotos – crédito para Ramon Pózes
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário