Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Escola Municipal Prof. João Adolpho Josetti, no Campo Grande, Posse , inaugura espaço literário

O escritor Hudson Fernandes é recebido pela diretora da escola, Maria do Carmo Pereira, e pela orientadora pedagógica, Maria Odília Mattos
Escola Municipal Prof. João Adolpho Josetti, no Campo Grande,inaugura espaço literário

Teresópolis, 14 de maio de 2014 – A partir desta quarta-feira, 14, os 64 alunos da Escola M. Professor João Adolpho Josetti, localizada na comunidade do Campo Grande, na Posse, contam com uma espaço literário para auxiliar nos estudos. A unidade de ensino foi atingida pela tragédia de 2011 e totalmente reformada pela Prefeitura em 2012.

A inauguração da Biblioteca Monteiro Lobato contou com a presença do funcionário público municipal e escritor Hudson Fernandes, que recebeu uma homenagem através da declamação e encenação teatral de dois textos do seu mais recente livro ‘Cartas à Minha Mãe e ao Meu Amado’, de 2013. Os alunos também fizeram uma apresentação com fantoches sobre os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, principal obra de Monteiro Lobato.

A diretora da escola, Maria do Carmo Pereira da Silva, ressaltou a importância de incentivar a leitura. “Com a biblioteca, as crianças terão mais acesso à leitura. É fundamental para a formação despertar nelas o interesse pelo mundo literário”, frisou a diretora, pontuando que o nome da biblioteca, Monteiro Lobato, foi escolhido pelos próprios alunos.
 Fantoches dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo criados pelas crianças Hudson Fernandes, funcionário da Prefeitura e escritor, interage com as crianças na inauguração do espaço literário
Alunos conhecem o espaço literário, que conta com cerca de 260 livros
De acordo com Maria do Carmo, a ideia de convidar o escritor Hudson Fernandes para participar da inauguração teve o objetivo de mostrar para as crianças que os autores fazem parte da realidade delas e podem estar mais próximos do que elas imaginam. A homenagem emocionou o escritor Hudson Fernandes.

“A poesia me alimenta e, ao mesmo, tempo me devora. Sou consumidor e, ao mesmo tempo, sou consumido pela palavra. A emoção de ser recebido na escola Adolpho Josetti fez-me saber que valeu a pena... que cada verso semeado encheu de contentamento a minha existência de poeta livre”, comentou o poeta, autor de outros três livros: ‘Anjos não voam na chuva’ (1994), ‘Pedro Anjo’ (1998) e ‘Ainda florescem ipês no meu caminho’ (2006).

Além do espaço literário, com cerca de 260 livros, a Escola M. Prof. João Adolpho Josetti conta com quatro salas de aula, laboratório de informática com 12 computadores, salas administrativas, refeitório, despensa, sanitários, área coberta e pátio externo. A unidade funciona no turno da manhã, com turmas do pré-1 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As obras de revitalização realizadas pela Prefeitura em 2012 incluíram recuperação das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; revisão de portas, janelas e portões, com as substituições necessárias; recuperação do revestimento interno e externo de pisos e paredes. Recebeu pintura geral, móveis e equipamentos novos, bem como pavimentação do pátio externo, construção de muro e instalação de gradil, entre outros serviços.
Aluno Kauan lê uma poesia do livro ‘Cartas à Minha Mãe e ao Meu Amado, de Hudson FernandesEstudantes encenam trechos do livro que contam sobre a infância de Hudson Fernandes
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário