Pesquisar este blog

domingo, 18 de maio de 2014

Moradores de Três Rios comemoram novas casas e creche

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Sexta-feira, 16 de maio de 2014

Moradores de Três Rios comemoram novas casas
Município também ganhou creche para atender 625 crianças

Na cidade de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, 426 famílias realizaram o sonho da casa própria. Com investimento de R$ 40,9 milhões, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação, construiu o Conjunto Habitacional Moacyr Pereira, no bairro Habitat. Desde abril, as moradias foram destinadas às pessoas que viviam em áreas de risco no município. O governador Luiz Fernando Pezão visitou o condomínio nesta sexta-feira (16/5).

– Isso é um sonho antigo. A gente está fazendo a Estrada da Barrinha, que vai unir Paraíba do Sul a Três Rios. Aqui, estamos dando cidadania e dignidade a esses moradores que esperaram por tanto tempo. É uma alegria ver a qualidade da obra e a infraestrutura do lugar – explicou o governador.

Cada moradia tem sala, cozinha, banheiro, um quarto, jardim e espaço para a construção de outro cômodo. Além das casas, foram realizadas diversas obras de urbanização na região, beneficiando outros sete mil moradores.

No número 289, a dona de casa Madalena Rosa comemora cada detalhe da nova casa. Para ela, o novo lar superou as expectativas.

– Construí uma casa muito boa, mas ela foi desapropriada. Por dois anos, eu e os meus seis filhos pagávamos aluguel de R$ 500. Esta casa não representa só uma economia, mas um alívio de saber que tenho algo no meu nome – disse Madalena, que já se prepara para construir outro quarto na casa.

Já a empregada doméstica Maria Luzia do Nascimento se preocupou com os gastos que teria caso precisasse sair da casa, onde morou por 20 anos com o filho, Carlos Daniel. Após fazer a inscrição na Prefeitura de Três Rios, ela foi contemplada com o imóvel.

– A casa é ótima, e aqui temos serviços regulares. O ônibus passa nos horários corretos para levar o meu filho para a escola – afirmou Maria.

Maior creche pública do estado

O município de Três Rios também ganhou, nesta sexta-feira (16/5), a maior creche pública do estado, com capacidade para atender 625 crianças de seis meses a seis anos, em horário integral. O Planeta da Criança, que fica no bairro Morro Áureo, conta com mobiliários e brinquedos adequados para cada faixa etária, espaços em área livre, além de sala de informática, de cinema e espaço de leitura.

Para atender os alunos, a unidade vai dispor de 120 profissionais, incluindo uma equipe técnico-pedagógica, fonoaudiólogo, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

- É uma alegria muito grande ver um Ciep ser aproveitado como creche e o número de crianças que usufruir desse espaço de qualidade. A mãe pode chegar de manhã, deixar a criança e pegar de tarde com cinco refeições e banho tomado - disse o governador Luiz Fernando Pezão.

A doméstica Cleidinéia Martins estava desempregada desde que a filha Paloma, de um ano e oito meses nasceu. Ela não tinha com quem deixar a criança para trabalhar. Com a inauguração do Planeta Criança, ela poderá voltar a ter carteira assinada.

- Eu só estava esperando uma vaga para minha filha numa creche para voltar a trabalhar. Chegou em boa hora. Vou ficar tranquila. Sei que é um bom lugar para a Paloma - disse Cleidinéia.

O acompanhamento de profissionais qualificados foi um dos motivos que levou a costureira Ana Keler a matricular a filha Andressa, de um ano.

- Agora eu posso ficar despreocupada, sei que a minha filha será bem cuidada - afirmou Ana.

Fotos: Clarice Castro


Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário