Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Reforma amplia maternidade de hospital de Petrópolis

Reforma amplia maternidade de hospital de Petrópolis
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE OBRAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rio de Janeiro, 28 de maio de 2014

Reforma amplia maternidade de hospital de Petrópolis

Obras financiadas com recursos do Somando Forças darão mais conforto aos pacientes

O Hospital Municipal Alcides Carneiro, situado no distrito de Corrêas, em Petrópolis, na Região Serrana, passa por ampla reforma para ganhar em conforto e qualidade no atendimento aos pacientes. Única unidade a realizar serviços de maternidade e cirurgia geral pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no município, o hospital está tendo obras em uma área superior a três mil metros quadrados, além de ganhar mais 44 novos leitos.

A intervenção faz parte de um convênio entre a Secretaria de Obras do Estado e a Prefeitura de Petrópolis, no âmbito do Programa Somando Forças, e o investimento é de R$ 7 milhões, sendo R$ 800 mil de contrapartida do município. O secretário estadual de Obras, Hudson Braga, ressalta o caráter de solidariedade do programa estadual por ajudar a prefeitura a executar obras essenciais ao município, como é o caso do Hospital Alcides Carneiro.

- O hospital não recebia melhorias há muito tempo. E esta unidade de saúde é de uma importância grande para Petrópolis, não podíamos deixar de atender ao pedido de apoio do prefeito Bomtempo - afirmou o secretário.

As intervenções, a cargo da prefeitura, começaram há pouco mais de um mês na parte externa do hospital, no telhado da pediatria e na área para onde a maternidade será ampliada. As obras de ampliação da portaria da unidade devem ser iniciadas nos próximos dias. Após esta etapa, passarão por reforma os setores de clínica cirúrgica e enfermaria da clínica médica.

Os projetos incluem troca de piso, pintura, revestimento e isolamentos, além de ganho de um elevador, quatro novas sala de exames, trezes novos banheiros, unidade intermediária e um espaço para a gestante receber a medicação. A previsão é que a obra esteja concluída em dois anos.

De acordo com a diretora administrativa, Ronye de Lourdes Faraco, o primeiro impacto da obra será na melhora da qualidade do serviço de maternidade. O setor terá maior espaço e vai ganhar uma sala de admissão (atualmente existe uma) e três novas salas de exames, uma para ultrasson e duas para cardiotocografia (atualmente existe uma), além de mais quatro banheiros. Cada quarto contará com apenas dois leitos (atualmente alguns chegam a ter cinco leitos) e um banheiro, atendendo com mais conforto as 44 pacientes que a unidade comporta.

- Depois da obra, vamos ter estrutura e condições de oferecer realmente um parto humanizado, com salas individuais de atendimento para a gestante, com acompanhamento familiar – explicou a diretora.

Pacientes aprovam melhorias

A seção de pediatria também terá mais estrutura, com quatro novos banheiros e cinco novos leitos de isolamento, aliviando a maternidade. Atualmente, existem cinco leitos em um mesmo espaço, impedindo a ocupação de quatro quando uma criança é internada em casos mais graves, como uma infecção.

As clínicas médica e cirúrgica, que haviam perdido espaço para a maternidade com o fechamento da Casa Providência, unidade filantrópica que atendia por convênio com o SUS, também vão ganhar novos leitos. Dez novas salas vão ser construídas na clínica médica, que ainda vai ganhar três banheiros (dois masculinos e um feminino), enquanto a enfermaria da clínica cirúrgica vai ter um aumento do número de camas: de 30 para 59. O setor vai ganhar ainda uma sala de exames (antes não havia nenhuma) e dois banheiros femininos. Está prevista ainda a reforma geral de corredores, banheiros e fachada, além da urbanização dos acessos.

Internada para uma cirurgia de vesícula, a cozinheira Maria Inez de Freitas, 49 anos, gosta do atendimento do Hospital Alcides Carneiro e ficou feliz em saber que a unidade vai ser reformada.

- Eu e minha família somos muito bem atendidas quando precisamos vir aqui, não tenho do que reclamar, mas melhorias nunca são demais - disse a paciente.
Único hospital público da cidade que faz cirurgia geral, o Alcides Carneiro atende entre 40 mil e 50 mil pessoas por ano, numa média de quatro mil por mês. Por isso, ressalta o prefeito Rubens Bomtempo, a ajuda do estado veio em um momento oportuno, diante do aumento de exigência por parte dos pacientes.

- O Somando Forças é um programa que demonstra espírito público necessário para o desenvolvimento do bem comum e quem ganha é a população - completou o prefeito.

FOTOS: ÉRICA RAMALHO
Fonte:Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado de Obras do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário