Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

Exposição fotográfica ‘Brincadeira é coisa séria’, do Projeto Olhares, do Lar Tia Anastácia dia 10/05 no Centro de Teresópolis

TERESOPOLIS
Prezados,

Repassamos, para conhecimento e divulgação, informe sobre a exposição fotográfica ‘Brincadeira é coisa séria’, do Projeto Olhares, do Lar Tia Anastácia, e que conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507


A organização não-governamental Lar Tia Anastácia – Centro de Atenção e Serviços à Criança e à Família, com sede no Rosário, lança neste sábado, 10, às 10h, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a Exposição Fotográfica ‘Brincadeira é coisa séria’. A iniciativa integra o Projeto Olhares, contemplado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e é patrocinado pela CRT (Concessionária Rio-Teresópolis). A mostra é resultado de um ano de estudos sobre a fotografia com crianças e jovens do Projeto Olhares, e busca fazer a sociedade refletir sobre o direito de brincar. Apoiam a exposição a Prefeitura de Teresópolis, Ultra Comunicação Visual e Mario Seixas Marketing Profissional.

O projeto

Há dois anos, o Lar Tia Anastácia assumiu o desafio de ampliar o olhar de crianças e jovens da comunidade do Rosário, em Teresópolis, por meio da fotografia. Em sua segunda edição, o Projeto Olhares buscou, ao longo de 2013, desenvolver a perspectiva visual não apenas no campo profissional, mas no cotidiano dos pequenos fotógrafos. A cada encontro, um novo aprendizado. A cada foto, uma nova mudança de vida. Hoje, os alunos preparam o produto final dessa história de sucesso: a exposição ‘Brincadeira é coisa séria’, com imagens que buscam fazer a sociedade refletir sobre o direito à brincadeira.

A mostra

A exposição brinca com o imaginário popular, revelando aos observadores um sentimento singular de profunda identificação, fazendo uma viagem por momentos marcantes do entretenimento infantil. Portanto, trabalha com o conceito de ‘obra aberta’, onde o fotógrafo cria possibilidades para cada espectador ter uma relação íntima e particular com essas imagens. Desta forma, elas ao mesmo tempo em que revelam o olhar do artista, escondem reflexões possíveis que estão inseridas no inconsciente de cada um.

Aliar o foco da fotografia às brincadeiras tradicionais proporciona um novo ‘olhar’ sobre os direitos infantis, retificando a mentalidade de que as brincadeiras são perda de tempo e ratificando a importância do lazer no desenvolvimento humano.

Ficha técnica: Exposição fotográfica

Projeto Olhares: Lar Tia Anastácia

Gestão: Lar Tia Anastácia e Criativa Social

Patrocínio: Ministério da Cultura, Governo Federal e CRT

Curadoria: Márcio de Paula

Supervisora técnica: Alessandra Corguinha

Professor e fotógrafo: Jeferson Hermida

Fotógrafa colaboradora: Luciane de Souza

Projeto visual: Mário Seixas

Textos: Alan de Jesus

Revisão: Priscila Domingues

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário