Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Começa o Videomonitoramento na Praça da feirinha do Alto em Teresópolis


Técnicos da empresa contratada pela Prefeitura instalam o sistema de videomonitoramento na Praça Higino da Silveira, no Alto
 COPA DO MUNDO 2014

Praça da Feirinha de Teresópolis recebe 24 câmeras para videomonitoramento

Teresópolis, 22 de maio de 2014 – Nos próximos dias, a Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, contará com 24 câmeras do sistema de videomonitoramento que vem sendo implantado pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade. A previsão é do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva.

Os próximos locais a serem beneficiados são a Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Tereza, que receberá 12 câmeras, e a Calçada da Fama, na Várzea, que será contemplada com duas câmeras, mais três do tipo speed dome, de 360 graus.

Desde esta segunda-feira, 19, técnicos da empresa contratada pela Prefeitura por licitação instalam os equipamentos em 13 pontos estratégicos da praça do Alto, totalizando um investimento na ordem de R$ 70 mil.

Além disso, o coreto localizado no centro da Feirinha receberá um posto onde ficará o equipamento de cabeamento das câmeras, e de onde o sinal será retransmitido para uma central que será montada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, na Várzea. Nos próximos dias será realizada uma reunião entre representantes da Prefeitura e da Polícia militar para definir como será feito o acompanhamento do material de vídeo.

“Ao todo são 50 câmeras que vão ser implantadas no sistema todo, sendo que a maior parte, 24, fica na praça do Alto, a maior delas. Os outros locais vão receber as 26 câmeras restantes e mais seis speed dome. Elas têm por objetivo não só monitorar toda movimentação no ângulo de 360 graus, como também ajudar no controle do trânsito, para que quando estiver engarrafado, a Guarda Municipal possa liberar os sinais luminosos e a passagem dos veículos”, explicou Carlos Tucunduva, secretário de Ciência e Tecnologia.

Carlos Tucunduva e Celso Wagner, secretário e subsecretário de Ciência e Tecnologia, acompanham a instalação das câmeras de videomonitoramento na Feirinha de Teresópolis
Tucunduva lembra que a instalação do sistema de monitoramento na cidade é um projeto do Governo Municipal anterior à Copa do Mundo. “Este é um projeto de dois anos atrás, que não saiu por falta de dotação orçamentária e que, coincidentemente, foi liberado em maio, perto da Copa. Mas não é um trabalho que foi feito exclusivamente para o mundial. A orientação do prefeito Arlei sempre foi de que o trabalho fosse feito voltado para o cidadão e o turismo de Teresópolis”.

A pedido da empresa de telefonia OI, que firmou contrato com a Fifa e será a provedora oficial de internet banda larga nos estádios e locais de eventos da Copa do Mundo, e também nos centros de imprensa, as praças dos Expedicionários, no bairro de São Pedro, e Maria Corina, na Barra do Imbuí, serão contempladas com os sistemas de wi-fi e de videomonitoramento depois do Mundial.

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário