Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

‘Jardineiras do Mundo’ são instaladas na Feirinha de Teresópolis

‘Jardineiras do Mundo’ são instaladas na Feirinha de TeresópolisAos poucos o projeto ‘Jardineiras do Mundo’ está mudando a paisagem na Praça Higino da Silveira
‘Jardineiras do Mundo’ são instaladas na Feirinha de Teresópolis

Teresópolis, 22 de maio de 2014 – Iniciado no último sábado, 17, o projeto paisagístico ‘Jardineiras do Mundo: educação e hospitalidade’ entrou na segunda fase: a de distribuição das floreiras decorativas em um espaço de 192 metros em torno da Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.

Inspirado na Copa do Mundo, o projeto é uma iniciativa do arquiteto paisagista e turismólogo Carlos Botelho, em parceria com empresários e poder público, e consiste na pintura de 32 jardineiras por alunos da rede municipal de ensino. Cada floreira foi decorada com o tema de um país participante do Mundial 2014. Em junho, as jardineiras serão submetidas a uma votação popular e as escolas autoras dos melhores trabalhos visitarão o centro de treinamento da CBF, na Granja Comary.

Utilizando as floreiras, pedras e plantas ornamentais, aos poucos o arquiteto paisagista está construindo uma espécie de galeria ao ar livre, com um percurso que vai receber cascalhinho. A idéia é permitir o acesso dos visitantes do atrativo turístico à exposição pública, para que possam conferir de perto a criatividade dos estudantes da rede municipal de ensino na homenagem prestada aos países participantes da Copa do Mundo. Além disso, mesas e bancos da praça foram pintados em verde e amarelo, bem no clima de torcida.

Para Carlos Botelho, em vez de esperar a atuação do poder público, qualquer pessoa pode contribuir para a construção de uma cidade melhor. Esta foi a sua intenção com o projeto que, neste caso específico, colabora com a ornamentação de um espaço público. “Eu achei melhor dar a minha contribuição. Fui aos órgãos públicos e mostrei o projeto, pedi a participação deles na parte estrutural e de equipamentos. Também consegui material e mão de obra com os empresários. Vamos mostrar para os brasileiros e para a imprensa que podemos fazer, mesmo que uma coisa singela, mas com espírito cooperativo, de comunidade e de nacionalismo”.
 Arquiteto paisagista e turismólogo Carlos Botelho: momento de celebração O espaço público também está recebendo conjuntos de mesa e bancos

Carlos Botelho espera que a intervenção, que aos poucos está mudando a paisagem na Praça Higino da Silveira, seja preservada pela população. “Acredito que os vândalos não vão passar por aqui, e se passarem, vão respeitar as escolas públicas, aqui representadas por toda uma comunidade. Eu acho que esse é um momento de celebração”.

Prefeitura e expositores também trabalham em parceria na realização de melhorias na área da Feirinha de Teresópolis. Uma delas é a instalação de conjuntos de mesa e bancos para os visitantes do atrativo e usuários da Praça Higino da Silveira. Foram colocados cinco conjuntos até o momento, e outros estão previstos para serem implantados em locais estratégicos.
  Floreiras decorativas do projeto ‘Jardineiras do Mundo’ são distribuídas na praça da Feirinha de Teresópolis, no Alto

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário