Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Academias da Saúde serão instaladas em Teresópolis

Blocos de concreto serão usados para montagem da infraestrutura para instalação dos aparelhos de ginástica
Prefeitura inicia preparação de praças para instalação de Academias da Saúde-Equipamentos ficarão situados no Alto, Beira Linha, Barra e Ermitage

Teresópolis, 6 de maio de 2014 – A Prefeitura, através da Secretaria M. de Serviços Públicos, iniciou nesta terça-feira, 6, a preparação da praça Nilo Peçanha, a da escola Ginda Bloch, no Alto, para instalação da Academia da Saúde ao Ar Livre no local. O projeto é coordenado pela Secretaria M. de Saúde e segue os preceitos do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal. A iniciativa visa a implantação de outras quatro academias nas praças Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha, Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, e José Augusto Vieira, em frente à Escola M. Sakurá, na Ermitage.

“Existem academias em vários municípios e o prefeito Arlei fez questão de inserir Teresópolis nesse programa. Nosso objetivo é incentivar a prática da atividade física, que ajuda a prevenir várias doenças como hipertensão e diabetes”, comentou o subsecretário de Saúde, Hamilton Galdino, que coordena a implantação do projeto na cidade, pontuando que serão 10 equipamentos por academia, sendo que alguns aparelhos são duplos, ou seja, podem ser usados por duas pessoas simultaneamente.

O programa Academia da Saúde segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de incentivar a prática de atividade física por 30 minutos cinco ou mais dias por semana. Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que em 2009 mais de 16% dos adultos ouvidos eram sedentários, ou seja, pessoas que não faziam nenhuma atividade física no tempo livre.

O trabalho de preparação dos espaços públicos para a instalação dos equipamentos começou nesta terça, 6, pela Praça Nilo Peçanha, no Alto, onde funcionários da Secretaria de Serviços Públicos fizeram a marcação dos pontos e iniciaram a construção da base para colocação dos aparelhos.

Essa infraestrutura ​será​ composta por uma área de 10 cm de altura, com 150m². Nos próximos dias, esse mesmo trabalho será feito nas demais praças contempladas com o projeto. A partir daí, os equipamentos serão instalados. A previsão é de que as academias estejam disponíveis para a população dentro de aproximadamente 20 dias.
Funcionários da Prefeitura fazem a marcação dos pontos onde será construída a base para colocação dos aparelhos

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário