Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Congresso da Juventude reúne mais de 6 mil jovens em Teresópolis

Comunidade católica lota o Ginásio Pedrão durante o Congresso da Juventude, em Teresópolis
Congresso da Juventude reúne mais de 6 mil jovens em Teresópolis

"Jovens, não tenhais medo de ser santos". Esta frase de São João Paulo II foi o tema do XXVI Congresso da Juventude Católica da Diocese de Petrópolis, que aconteceu no domingo, 18 de maio, no Ginásio Pedrão, em Teresópolis, reunindo mais de 6 mil pessoas, sendo a maioria jovens.

O encontro, que começou pela manhã com a animação da juventude, terminou no mesmo estilo com o show apresentado pela banda católica Rosa de Saron.

O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, deixou o Ginásio Pedrão muito feliz com o resultado do Congresso da Juventude, frisando que foi uma grande graça celebrar a "maravilha que é a juventude". O bispo disse que a Igreja conta com os jovens, para que sejam evangelizadores e, com a própria juventude, levem o Cristo a todos os lugares.

O Congresso da Juventude teve início no sábado, 17, quando 200 lideranças jovens, representando as 44 paróquias da Diocese, se reuniram no Pré-Congresso para estudos e missão. No Ginásio Pedrão, um dos momentos marcantes foi quando os jovens, mostrando o cotidiano da juventude, que inclui dança, esportes e estudos, entraram acompanhando a imagem do Papa João Paulo II, canonizado pelo Papa Francisco. 

São João Paulo II também foi o centro da pregação de Renato Vargens, da Comunidade Shalom, que abordou exatamente o assunto que tematizou o encontro: a santidade segundo João Paulo II. Para Renato, o importante é que o jovem entenda que é possível viver bem e desfrutar de tudo que a vida oferece, desde que seja ordenado por Deus. "É importante que o jovem entenda que ele foi criado para ser santo. Fomos chamados para viver a santidade e não podemos ter medo de ser santo. O jovem, quando é santo, desfruta de tudo que a vida oferece, mas tudo deve estar ordenado por Deus. João Paulo II foi um jovem que, desde o início, viveu para Deus, e não foi à toa que, quando assumiu o pontificado, convocou os jovens a levar o evangelho a todos". 
Ponto central do congresso, a missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, e celebrada por vários padres
Ponto central do congresso, a missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, e celebrada por vários padres
Jovens prestigiam o Congresso Católico em Teresópolis
Durante o Congresso, alguns jovens deram testemunho de como vivem a fé em Cristo, mostrando que é possível ser jovem, buscando e vivendo a santidade. Aproveitando a animação dos jovens, os organizadores promoveram uma competição de flash mob por decanatos. Cada um apresentou sua coreografia separadamente e, no fim, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, escolheu o decanato vencedor, São Pedro de Alcântara.

O momento central do Congresso foi a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada por vários padres. Em sua homilia, Dom Gregório destacou a frase dita por Jesus no Evangelho: "Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida", lembrando que não adianta buscar em outros lugares a salvação que vem por Cristo. O bispo também ressaltou outro trecho do Evangelho, quando Jesus, diante do pedido de Felipe para que mostre o Pai, afirma: "Há tanto tempo estou convosco e não me conheceis?". 

Segundo o bispo, anda hoje é possível que Cristo diga isso para as pessoas que o seguem, comungam e pregam, mas mostram não conhecer realmente Jesus quando têm uma vida desregrada, distante daquilo que Ele ensina. Mas, não foram apenas as frases ditas por Cristo que Dom Gregório assinalou. O bispo chamou a atenção para a atitude de Tomé e Felipe, que tiveram a ousadia de perguntar os porquês a Jesus. Ele convidou todos a terem essa coragem. "Nós estamos no meio de um congresso da juventude, e eu gostaria de dizer a você: querido jovem, seja ousado, corajoso, destemido. Falo de uma ousadia que constrói, que abre o coração para a busca da verdade".
 O show da banca católica Rosa de Saron encerrou o Congresso da Juventude 2014 em Teresópolis
 O show da banca católica Rosa de Saron encerrou o Congresso da Juventude 2014 em Teresópolis

Fotos:Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário