Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de maio de 2014

​​Aldeia Cultural Casa Viva de Teresópolis promove oficinas culturais em junho e julho

​​Aldeia Cultural Casa Viva de Teresópolis promove oficinas culturais em junho e julho
Aldeia Cultural Casa Viva promove oficinas culturais em junho e julho
Secretaria de Cultura sorteará bolsas integrais gratuitas para três das oficinas previstas

Teresópolis, 23 de maio de 2014 - Aproveitando as férias de inverno, a Aldeia Cultural Casa Viva, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, promoverá oficinas culturais em Teresópolis durante os meses de junho e julho. São quatro cursos, abrangendo modalidades diferentes, que serão realizados na sede da Aldeia Casa Viva, em Albuquerque, com professores especialistas. Parceira do evento, a Secretaria de Cultura sorteará bolsas integrais gratuitas para três das oficinas previstas.

As oficinas têm como público-alvo atores, dançarinos, performers, circenses e pessoas em geral com condição física, disposição e interesse nas possibilidades corporais e cênicas. Serão trabalhadas as seguintes modalidades: Performance, Circo, Teatro do Oprimido e Música. Além das oficinas, a programação inclui ainda o espetáculo Ópera do Trabalho, que será apresentado no dia 21 de junho, na Calçada da Fama, com o Grupo Buraco D’Oráculo, de São Paulo, como parte da oficina de música.

As oficinas funcionam em sistema de imersão, ou seja, os participantes ficam hospedados na Aldeia Casa Viva, onde fazem os cursos e também as refeições. “Isto permite maior concentração e aprofundamento no conteúdo das aulas. O convívio coletivo em um mesmo espaço durante o ‘retiro’ é parte da proposta de experimentar o partilhamento e a produção de afetos na construção das relações em grupo”, explica o diretor da Aldeia Casa Viva, Licko Turle.

O valor do investimento para cada oficina é R$ 700,00, incluindo hospedagem, alimentação e o curso. As acomodações são em quartos coletivos e serão oferecidas, diariamente, três refeições com comida caseira. Vale lembrar que a Secretaria de Cultura sorteará vagas para três oficinas: Performance, Teatro do Oprimido e Circo. Para concorrer, basta enviar um e-mail para o endereço culturateresopolis.secretaria@gmail.com, informando os dados pessoais do interessado (nome, oficina de interesse, telefone e e-mail de contato).

“A Secretaria de Cultura sempre apostou alto no conhecimento e na capacitação como ferramentas para a formação de cidadãos mais conscientes e de profissionais melhor qualificados. E as oficinas de inverno da Aldeia Casa Viva vem ao encontro desta proposta de aperfeiçoamento. Quem participar certamente não vai se arrepender”, comenta o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Serviço - Aldeia Casa Viva

Informações e reservas: (021) 9.9339-7368
E-mail: aldeiaculturalcasaviva@gmail.com
Site: www.aldeiacasaviva.com.br
Blog: www.aldeiacasaviva.blogspot.com.br
Facebook: Aldeia Casa Viva

Confira, abaixo, a tabela das oficinas e atividades artísticas:

- Performance: Arte da performance como ecologia interna e externa
12 a 15 de junho – 24 horas – professora Tania Alice Feix

- A musicalidade do ator
18 a 23 de junho – 40 horas – professora Jussara Trindade

- Teatro do Oprimido
26 a 29 de junho – 30 horas – professor Licko Turle

- Circo: Acrobacias e vivências circenses
01 a 04 de julho – 30 horas – professor Claudio Alberto Santos e psicóloga Luiza Fernandes de Barros

Sobre as oficinas

Performance: O workshop/vivência coletiva pretende diluir as fronteiras entre arte/vida e espaço interno/externo, propondo a descoberta de práticas de cuidados de si, como a meditação budista, as artes marciais, a dança dos 5Rhythms e a experiência somática. Os exercícios serão elaborados de maneira a preparar os alunos para conceberem performances e intervenções urbanas e rurais que serão realizadas na natureza de Teresópolis, juntamente com plantas (e, eventualmente, animais), estimulando a criatividade no dia a dia. Performar, juntos, a partir dos próprios materiais autobiográficos, gerando práticas artísticas integrativas e de convívio social inovadoras.

A musicalidade do ator: A oficina tem como objetivo levar o ator à conscientização de bloqueios emocionais que dificultam ou impedem a prática musical individual e em conjunto, em suas atividades teatrais. Espera-se que, ao final da oficina, o participante desenvolva suas próprias estratégias de enfrentamento de bloqueios musicais (ansiedade, medo de errar, bloqueio da criatividade etc.) utilizando as técnicas aprendidas durante a oficina para desenvolver o fazer musical aplicado à cena.

Conteúdos: jogos de musicalização; técnicas de autoconfiança e aceitação dos próprios limites; exercícios de imaginação criadora voltados para a cena teatral.

Teatro do Oprimido: Percurso prático-teórico pelos jogos, exercícios e técnicas do método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, tais como: teatro-imagem, teatro-fórum e arco-íris do desejo. Espera-se que, ao final do curso, o aluno possa refletir sobre a metodologia e o pensamento do teatrólogo brasileiro e perceber os seus diversos usos nas áreas social, educacional artística e terapêutica.

Circo: Este curso trabalha técnicas e fundamentos acrobáticos que contribuem para a formação e aprimoramento de artistas da cena em diversos aspectos como a noção espaço-temporal, a flexibilidade, a coordenação estática, a coordenação coletiva, o ritmo, o equilíbrio, a força, a resistência muscular, a cooperação, a autonomia e a autoconfiança. Além disso, oferece um diversificado repertório de movimentos e figuras que podem ser usados em cena posteriormente.

O conteúdo programático inclui aquecimento, alongamento, contrapeso e equilíbrio, jogos, brincadeiras, acrobacia de solo básica (rolamentos, estrela, rondada, etc), parada de mãos, acrobacia coletiva (segunda altura, pirâmides, bandeiras frontal, dorsal, lateral, parada de ombros), portagens em duo e trio, acro yoga (figuras estáticas e dinâmicas), técnicas de pega, suporte e elevação para portores e volantes.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário