Equipes dos estados do Rio, São Paulo e do Amapá participam do 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis
Teresópolis, 27 de maio de 2014 – Com a participação de equipes de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e do Amapá, além da anfitriã Teresópolis, aconteceu no último domingo, 25, no ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, o 1º Encontro de Unidades K9. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, e organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis, o evento contou com provas com cães treinados. Os vencedores foram Guarda Municipal de Casimiro de Abreu (detecção de entorpecentes e de explosivos) e 1º Batalhão da Polícia do Exército/RJ (abordagem policial/intervenção tática). A Guarda Municipal de Teresópolis ficou com o 2º lugar na prova de detecção de explosivos.
“Agradeço a presença de todos os participantes e, em especial, aos funcionários da nossa Guarda que atuam na CIA, que se empenharam para que esse evento acontecesse. A CIA de Operações com Cães da Guarda de Teresópolis existe há apenas sete meses e já estamos promovendo um encontro dessa grandeza, com a participação de equipes de diversos estados”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz.
O vice-prefeito Márcio Catão prestigiou a abertura do encontro e ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse trabalho que está sendo feito com os cães em Teresópolis é de extrema importância para o município porque é mais um instrumento que pode ser usado pela Segurança Pública”, afirmou Catão. A cerimônia teve ainda as presenças do secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Luiz Fernando Shinkado, e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teresópolis, Nadim Kantara.
As seis equipes participantes do encontro foram: Fuzileiros Navais de Aramar/SP, 1º Batalhão de Polícia do Exército do RJ, Polícia Civil e Guarda Municipal do Amapá e Guardas Municipais do Rio de Janeiro, de Casimiro de Abreu e de Teresópolis. Representantes do Batalhão de Ações Especiais com cães da PM do Rio de Janeiro e da Guarda Municipal de Macaé/RJ também marcaram presença, mas não competiram. Entre as raças apresentadas estavam pastor alemão, pastor belga de malinois, pastor holandês e rottweiler.
O encontro teve uma competição, com a realização de três provas com cães treinados (detecção de entorpecentes e de explosivos e intervenção tática/abordagem policial). A comissão julgadora foi formada por agentes das Polícias Civil e Militar do Rio. Foram montados no Pedrão cenários simulando ambientes comerciais e residenciais para realização das provas.
O diretor do Departamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, Accioli, que conquistou o 1º lugar em detecção de entorpecentes e de explosivos, falou sobre a importância da performance dos cães. “Estamos aqui para mostrar o trabalho do cão, o quanto ele pode ajudar dentro da área de segurança pública. Além disso, também queremos divulgar esse instrumento, que já é bastante difundido em São Paulo, por exemplo”.
Resultado das provas:
Abordagem Policial/Intervenção Tática
1º lugar – 1º Batalhão da Polícia do Exército (RJ)
2º lugar - Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
3º lugar – Polícia Civil do Amapá
1º lugar – 1º Batalhão da Polícia do Exército (RJ)
2º lugar - Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
3º lugar – Polícia Civil do Amapá
Detecção de Explosivos
1º lugar – Guarda Municipal Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
3º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro
1º lugar – Guarda Municipal Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
3º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Detecção de Entorpecentes
1º lugar – Guarda Municipal de Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro
3º lugar – Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
1º lugar – Guarda Municipal de Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro
3º lugar – Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
Texto: Mara Lúcia
Fotos a seguir: Marco Esteves/ Sec Segurança Pública
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário