Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Equipes dos estados do Rio, São Paulo e do Amapá participam do 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis

 Encontro de equipes K9 conta com provas com cães treinados
Equipes dos estados do Rio, São Paulo e do Amapá participam do 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis

Teresópolis, 27 de maio de 2014 – Com a participação de equipes de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e do Amapá, além da anfitriã Teresópolis, aconteceu no último domingo, 25, no ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, o 1º Encontro de Unidades K9. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Segurança Pública, e organizado pela CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis, o evento contou com provas com cães treinados. Os vencedores foram Guarda Municipal de Cas​i​miro de Abreu (detecção de entorpecentes e de explosivos) e 1º Batalhão da Polícia do Exército/RJ (abordagem policial/intervenção tática). A Guarda Municipal de Teresópolis ficou com o 2º lugar na prova de detecção de explosivos.

“Agradeço a presença de todos os participantes e, em especial, aos funcionários da nossa Guarda que atuam na CIA, que se empenharam para que esse evento acontecesse. A CIA de Operações com Cães da Guarda de Teresópolis existe há apenas sete meses e já estamos promovendo um encontro dessa grandeza, com a participação de equipes de diversos estados”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz.

O vice-prefeito Márcio Catão prestigiou a abertura do encontro e ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse trabalho que está sendo feito com os cães em Teresópolis é de extrema importância para o município porque é mais um instrumento que pode ser usado pela Segurança Pública”, afirmou Catão. A cerimônia teve ainda as presenças do secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Luiz Fernando Shinkado, e do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teresópolis, Nadim Kantara.
Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, frisa empenho da CIA de Operações com Cães da Guarda Municipal
 Vice-prefeito Márcio Catão pontua que o trabalho feito com os cães em Teresópolis é de extrema importância para o município
Equipes dos estados do Rio, São Paulo e do Amapá participam do 1º Encontro de Unidades K9 em Teresópolis
Casimiro de Abreu conquista 1º lugar na detecção de explosivos
As seis equipes participantes do encontro foram: Fuzileiros Navais de Aramar/SP, 1º Batalhão de Polícia do Exército do RJ, Polícia Civil e Guarda Municipal do Amapá e Guardas Municipais do Rio de Janeiro, de Casimiro de Abreu e de Teresópolis. Representantes do Batalhão de Ações Especiais com cães da PM do Rio de Janeiro e da Guarda Municipal de Macaé/RJ também marcaram presença, mas não competiram. Entre as raças apresentadas estavam pastor alemão, pastor belga de malinois, pastor holandês e rottweiler.

O encontro teve uma competição, com a realização de três provas com cães treinados (detecção de entorpecentes e de explosivos e intervenção tática/abordagem policial). A comissão julgadora foi formada por agentes das Polícias Civil e Militar do Rio. Foram montados no Pedrão cenários simulando ambientes comerciais e residenciais para realização das provas.

O diretor do Departamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu, Accioli, que conquistou o 1º lugar em detecção de entorpecentes e de explosivos, falou sobre a importância da performance dos cães. “Estamos aqui para mostrar o trabalho do cão, o quanto ele pode ajudar dentro da área de segurança pública. Além disso, também queremos divulgar esse instrumento, que já é bastante difundido em São Paulo, por exemplo”.

Resultado das provas:

Abordagem Policial/Intervenção Tática
1º lugar – 1º Batalhão da Polícia do Exército (RJ)
2º lugar - Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
3º lugar – Polícia Civil do Amapá

Detecção de Explosivos
1º lugar – Guarda Municipal Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal de Teresópolis
3º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Detecção de Entorpecentes
1º lugar – Guarda Municipal de Casimiro de Abreu
2º lugar – Guarda Municipal do Rio de Janeiro
3º lugar – Fuzileiros Navais de Aramar (São Paulo)
Guarda Municipal de Teresópolis leva o 2º lugar na detecção de explosivos
O 3º lugar na abordagem policial foi para a Guarda Municipal do Amapá
 O 2º lugar na detecção de entorpecentes fica com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Texto: Mara Lúcia
Fotos a seguir: Marco Esteves/ Sec Segurança Pública
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário