Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

5º Circuito das Artes traz peças de teatro esta semana a Teresópolis


Atores em cena no espetáculo Adultério
5º Circuito das Artes traz peças de teatro esta semana a Teresópolis

Teresópolis, 1° de outubro de 2013 - Duas peças de teatro gratuitas serão apresentadas neste fim de semana em Teresópolis, mais precisamente no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras). Trata-se de duas atrações do 5º Circuito Estadual das Artes, que chegam a Teresópolis por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Os espetáculos, ‘Histórias que o Eco Canta’ e ‘Adultério’, serão apresentadas respectivamente na sexta, 4 de outubro, às 15h, e no sábado, 5 de outubro, às 19h.

A primeira apresentação ‘Histórias que o Eco Canta’, a ser encenada na sexta, 4, é destinada ao público infantil e deverá ser vista por alunos da rede municipal de ensino. Adaptado e dirigida por Ilo Krugli, o espetáculo infantil Histórias que o Eco Canta reúne oito atores em torno de três contos do escritor Oscar Wilde: O Aniversário da Infanta, O Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta. No primeiro, um anão se apaixona por uma princesa. No segundo, um Rouxinol se sacrifica por uma rosa vermelha, que dará a um rapaz o amor da sua vida. Por último, o elenco narra a história de um gigante que proíbe crianças de brincar em seu jardim. A passagem de uma trama para a seguinte é feita sutilmente.

A peça será encenada pela Cia Escaramucha de Teatro, com texto e direção: Ilo Krugli e Ribamar Ribeiro. No elenco, Laura Becker, Igor Velozo, Izabella Ribeiro, Mariana Xavier, Priscilla Balio, Renata Tavares, Rodrigo Abreu, Rômulo Rodrigues, Tatiana Fernandes. Após a encenação, às 16h, será realizada oficina de confecção de bonecos de jornal e distribuição do livro Histórias que o Eco Canta para todas as crianças presentes.

Já a segunda peça, ‘Adultério’, que será encenada na noite de sábado, 5 de outubro, é destinada ao público adulto. A realidade é ilusão ou a ilusão é a realidade? Compartilhar esta questão com o público é, sem dúvida, compartilhar também o desespero que o absurdo da existência nos proporciona. Num movimento contínuo e ininterrupto, uma realidade se desdobra em outras sucessivamente, como num jogo de espelhos, até o infinito, criando, deste modo, a sensação perturbadora de que o que aparenta ser, não é. A reflexão profunda, visceral e o humor sofisticado de Pirandello acerca da fragilidade das outras certezas encontra no tema do adultério o pano de fundo para colocar na cena teatral o abismo das infinitas realidades.

Encenado pela Cia Atores de Laura, com direção de Daniel Herz. No elenco, Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis. Classificação: 14 anos. Antes do espetáculo, das 13h30 às 16h30, será realizado workshop com os integrantes da Cia Atores de Laura. Inscrições para o workshop podem ser feitas pelo e-mail: producao.atoresdelaura@gmail.com.

O Circuito Estadual das Artes é um programa da Secretaria de Estado de Cultura que acontece desde 2008 e tem por objetivo promover o acesso do público fluminense a espetáculos de teatro, dança, música e circo a preços populares. Nessa 5ª edição, a programação foi dividida em duas partes: a primeira aconteceu entre novembro de 2012 e janeiro de 2013; e a segunda acontece agora, entre agosto e dezembro de 2013. No total, são 66 apresentações, que estão percorrendo mais de 43 municípios do estado.

“O Circuito de Artes é um importante programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura não apenas por fomentar atrações culturais, mas também por levar importantes produções aos municípios do interior, contemplando desta forma público e artistas”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Elenco da peça Histórias que o Eco Canta
Texto:Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário