Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

EJA realiza sua Maratona de Matemática 2013 em Teresópolis

Alunos da EJA participam da Maratona de Matemática
EJA realiza sua Maratona de Matemática 2013

Teresópolis, 22 de outubro de 2013 - Com o objetivo de incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que apresenta a matéria como ciência, ferramenta e linguagem construída e reconstruída a cada tempo pelo ser humano, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino realizou sua Maratona de Matemática 2013, envolvendo alunos da 1ª a 9ª etapa das escolas polo em Teresópolis.

“Tivemos uma boa frequência na Maratona. Organizamos uma proposta de atividade diferenciada que permite aos estudantes compreenderem a aplicabilidade da Matemática no dia a dia. As equipes de Matemática e as professoras do primeiro segmento estão de parabéns por mais esse excelente trabalho”, parabenizou a professora Ana Paula Mattos Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no município.

A Maratona de Matemática da EJA contou com a participação de alunos das escolas municipais Beatriz Silva (Barra), Cerom (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Maçom Lino Oroña (Tijuca). As provas foram divididas em níveis. No 1º segmento foram elaboradas avaliações para cinco níveis, com 10 questões objetivas, e no 2º segmento as avaliações foram divididas em dois níveis, com 20 questões objetivas.

“A Maratona é importante para que eu me auto-avalie e também para perceber o quanto minha professora de Matemática é importante em minha vida”, disse a aluna Maria Fabiane Cassine da 9ª etapa do Cerom. “O bom da Maratona é que ela aprimora nossos conhecimentos. Gosto muito de desafios”, comentou Maria de Fátima Oliveira, aluna 7ª etapa do Cerom.

As equipes de Matemática e do 1º segmento começaram a estruturar a Maratona logo no início do segundo semestre. Após vários encontros e reflexões, as avaliações foram estruturadas seguindo o modelo da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

“A Maratona, além de ter sido ótima oportunidade para testar os conhecimentos dos alunos, também serviu como momento de interação entre eles, já que pode ser feita em dupla. Vi muitos alunos trabalhando juntos para chegar a uma resposta. Foi gratificante ver o esforço da 6ª etapa em fazer a prova”, analisou Fernanda Guarilha, Orientadora Pedagógica do Cerom.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos, a Maratona é mais um dos bons eventos criados pela EJA. “A EJA está de parabéns por conseguir estimular o gosto pela Matemática e desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, criando um ambiente estimulante para o estudo desta disciplina entre alunos e professores de todos os seus polos”, parabenizou o secretário.
Texto: Marcelo Fabiano
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário