HCTCO adere campanhas contra o câncer
Empenhado em conscientizar a população sobre a importância de cuidados com a saúde para a prevenção do câncer, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) aderiu ao movimento mundial “Outubro Rosa”, e já está programando o “Novembro Azul”. A iniciativa é do Serviço Social e do Grupo de Trabalho de Humanização, com o apoio da Direção da Unidade.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa busca estimular a detecção precoce do câncer de mama e chamar a atenção para a realidade atual do câncer. O movimento é internacional, e em qualquer lugar do mundo a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. No HCTCO, no dia 21 de outubro, às 11h, será oferecida uma palestra sobre o tema na Sala 1 do hospital, ministrada pelo professor Roberio Rampini e aberta ao público.
Novembro Azul
Para o mês seguinte vem o movimento Novembro Azul, baseado nas datas 14 e 17 de novembro, quando são celebrados, respectivamente, o Dia Mundial do Diabetes e o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O objetivo principal da campanha é sensibilizar a população sobre a importância da luta contra o segundo tipo de câncer – segundo dados do Instituto Nacional do Câncer mais comum entre os homens. Ainda em novembro será realizado, durante uma semana, o exame de glicemia capilar.
As campanhas serão feitas através de faixas, cartazes e panfletos informativos, além de iluminação especial do prédio da Instituição com as cores do movimento (rosa e azul) e promoção de ações como palestras e agendamento de consultas para funcionários. De acordo com Amanda Maia, assistente social do hospital, a implantação do projeto Outubro Rosa tem sido um sucesso devido à grande adesão, principalmente por parte dos funcionários e estudantes que vêm procurando o Serviço Social para pegar seu ‘lacinho rosa’ e colocar no jaleco. Ela revela que já foram agendadas mais de cinquenta consultas para as funcionárias. “Sabemos que um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde é o cuidado com o profissional, por isso nestes dois projetos nosso principal foco é atingir os funcionários que atuam na unidade assim como seus familiares. Com certeza este retorno nos motivará a desenvolver e implantar novos projetos”, apostou Amanda.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário