Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tomógrafo Móvel chega mais uma vez em Teresópolis


Tomógrafo Móvel chega mais uma vez em Teresópolis
Tomógrafo Móvel chega mais uma vez em Teresópolis-Equipamento fica instalado na Praça Olímpica, na Várzea

Teresópolis, 22 de outubro de 2013 - Nesta terça-feira, 22, o Tomógrafo Computadorizado Móvel (TCM) chegou, mais uma vez, em Teresópolis para realizar os exames de tomografia já agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento ficará instalado na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro, até o dia 2 de novembro, atendendo a demanda de mais seis municípios do entorno: Guapimirim, Magé, Sapucaia, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo.

O atendimento no município será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. A previsão é que o serviço realize cerca de 500 exames. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com o município para tornar acessível o exame à população de várias cidades do interior do Rio de Janeiro.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, o tomógrafo vem para intensificar as ações de saúde e colocar em dia os pedidos do município. “Poder agilizar esses exames proporciona mais tranquilidade aos nossos usuários. Nossa intenção é oferecer cada vez mais conforto e agilidade nos procedimentos da rede pública de saúde”, afirmou.

O coordenador das Unidades Móveis de Imagem da Secretaria Estadual de Saúde, Jorge Ataualpa, aponta quais documentos deverão ser apresentados no dia do exame. “O paciente que for fazer o exame precisa estar munido do pedido médico original e das cópias da identidade e do CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Caso o paciente seja menor de idade, tem que estar acompanhado de um responsável que também deverá apresentar os documentos já citados, além da certidão de nascimento do menor”, explicou. Segundo Ataualpa, não poderão ser realizadas tomografias da mama e do coração, nem exames sob sedação (anestesia).

Tomógrafo Computadorizado Móvel

O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar até 70 exames por dia. É operado por médicos radiologistas e funciona com gerador ou eletricidade externa, com capacidade para 8 a 9 horas por dia. O equipamento ainda conta com dois aparelhos de ar condicionado, um elevador para macas ou cadeira de rodas e um vestiário para o paciente.

Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS.

Agendamento 

Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da Secretaria Estadual de Saúde e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após a marcação, uma mensagem é enviada ao celular do paciente até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de, no máximo, 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário