Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Alunos da rede municipal de Teresópolis exibem seus trabalhos no cinema

Bernadete Duarte, coordenadora do NTM, secretário de Educação Leonardo Vasconcellos e Ana Geanette Fahur, assessora da SME, assistem aos filmes
Alunos da rede municipal de Teresópolis exibem seus trabalhos no cinema

Teresópolis, 8 de outubro de 2013 - Alunos da rede municipal de ensino de Teresópolis tiveram, nesta segunda-feira, 7, a chance de exibir seus trabalhos na sala 3D do Cineshow Teresópolis, palco da Mostra Criacine, Festival de Micro-Metragens de Teresópolis 2013. Uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SME), através do NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), a mostra exibiu dez curtas metragens produzidos por cerca de 250 estudantes de nove unidades escolares do município.

“É um prazer para todos nós, da Secretaria Municipal de Educação, oportunizar para essas crianças a chance de produzirem seus próprios filmes e ainda terem o orgulho de poderem assisti-los em uma sala de cinema de verdade. Essa é uma experiência para se guardar para o resto da vida”, elogiou o secretário municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos.

A mostra foi a culminância de um trabalho iniciado no Animaterê (Festival de Animação de Teresópolis), realizado em abril deste ano no Ginásio Pedrão. Só foram aceitos filmes de animação gravados com tecnologia digital, na modalidade “stop motion”, animação construída quadro a quadro com modelos reais dos mais diversos materiais.

“Percebemos a melhora da técnica deste ano para os outros, assim como uma maior independência dos alunos, que já procuram novos programas, ampliando seus horizontes em busca de outras ferramentas para trabalhar. Até mesmo o roteiro e o desenrolar dos filmes estão mais elaborados. Existe uma pertinência de início, desenvolvimento e finalização, gerando o envolvimento de diversas disciplinas e competências para a construção dos vídeos”, salientou a professora Janaína Almeida, tutora do NTM.

Ao todo, dez trabalhos de nove unidades escolares competiram em três categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano), com as escolas Acliméa Nascimento, Alice Saldanha e Pernalonga; Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano), com as escolas CENSF, Ginda Bloch e Mariana Leite; e EJA (Educação de Jovens e Adultos), com as escolas Beatriz Silva, Cerom e Maçon Lino Oroña.
Alunos da rede municipal de ensino de Teresópolis participam do Criacine
Vitória Reis, aluna do 7° ano da Escola Municipal Ginda Bloch, participou da mostra com o filme “Sonho” e disse que o trabalho estimulou a criatividade dela e de seus colegas. “A experiência foi muito boa, foi trabalhoso, mas bem legal. Acho que é uma coisa que posso continuar fazendo. É divertido e ainda estimula nossa criatividade”, analisou a estudante.

O evento contou ainda com a distribuição de lanches, medalhas e certificados. Contudo, os vencedores da Mostra serão conhecidos apenas futuramente, já que os jurados levaram consigo um DVD com os trabalhos, a fim de analisarem os curtas e darem suas notas em seis quesitos: roteiro, autoria, edição, imagem, trilha e tema. A entrega dos troféus será marcada futuramente, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“Essa quinta edição do Criacine veio somada a toda estrutura que montamos no Animaterê, já que os alunos vivenciaram nas escolas o que iniciamos lá. E as unidades escolares que mantiveram esse vínculo tecnológico apreendido nas oficinas, usando a tecnologia como ferramenta de aprendizagem, puderam mostrar como a tecnologia inova na linguagem e nas práticas de ensino, tornando a escola mais atraente à nova geração de alunos e mais relevante na sua formação”, definiu Bernadete Duarte, coordenadora do Serviço de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação.
 Bernadete Duarte, coordenadora do NTM, entrega as medalhas de participação aos alunos
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário