Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pesquisa apresenta propostas para prevenir acidentes ambientais em Teresópolis

Na ordem, Walfram Lang, geógrafo da SLE, Tenente-coronel André de Melo, Secretario de Meio Ambiente, e Raimundo Lopes, assessor da Secretaria de Meio Ambiente
Pesquisa apresenta propostas para prevenir acidentes ambientais no município

Teresópolis, 31 de outubro de 2013 – Foi apresentado na semana passada, o resultado da pesquisa “Percepção Social de riscos associados a fenômenos extremos para a identificação de medidas de adaptação as mudanças climáticas baseadas nos ecossistemas na Mata Atlântica”. Feita pelo geógrafo Wolfram Lang, a apresentação teve como tema principal alertar para as áreas de vulnerabilidade geográfica no município, segundo a percepção da população local.

Realizada entre os meses de julho e outubro em quatro localidades do município (Santa Rita, Vieira, Granja Guarani e Caleme), e contando com o patrocínio da GIZ Brasil (Agência Alemã de Cooperação Internacional), o estudo foi desenvolvido por profissionais do Centro de Treinamento Avançado em Desenvolvimento Rural (SLE), da Universidade de Humboldt de Berlim/Alemanha, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Nosso objetivo principal é observar a participação da população e a percepção de níveis associados aos eventos extremos focando na valorização dos serviços ecossistêmicos. Ou seja, nossa meta é montar um panorama sobre como a população age diante das mudanças climáticas e como elas percebem que o próprio meio ambiente pode ajudar a reduzir o número de acidentes caudados por essas mudanças climáticas”, explicou Walfram Lang, geógrafo da SLE.

O resultado da pesquisa apontou quatro aspectos que definiram as áreas de atuação da pesquisa: vulnerabilidade, serviços ecossistêmicos, responsabilidade e possibilidades.

No critério de vulnerabilidade, analisando a exposição e a sensibilidade quanto à área em que mora, foi avaliado que a população pesquisada tem uma alta percepção de sua exposição, resultado positivo para a pesquisa. A média da população dos quatro bairros visitados foi de 0,7, onde 0 é baixo e 1 é o máximo que se pode alcançar.

Quanto aos serviços ecossistêmicos, principal objeto de pesquisa, foi apontado que a população percebe as funções e as medidas dos serviços ambientais. Um terço das pessoas entrevistadas avalia como úteis as funções da mata nativa de cada região. Entretanto, a falta de conhecimentos específicos dos serviços ecossistêmicos preocupou os pesquisadores.

No geral, foi avaliado que é necessária a adoção de medidas como o uso dos meios de comunicação nas comunidades, um mutirão de reflorestamento e oficinas que ativem o senso de proteção ambiental nas pessoas.

“A pesquisa é fundamental para que possamos formular meios que possam prevenir as áreas de risco contra acidentes ambientais e conscientizar as pessoas para essas áreas. A pesquisa fez considerações e apresentou propostas para que possamos realizar esse trabalho de prevenção”, avaliou Raimundo Lopes, assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário