Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Outubro Rosa: HCTCO reúne funcionários, estudantes e população em palestra sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: HCTCO reúne funcionários, estudantes e população em palestra sobre o câncer de mama
Outubro Rosa: HCTCO reúne funcionários, estudantes e população em palestra sobre o câncer de mama

Dentro das atividades da campanha Outubro Rosa, aderida pelo Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), o professor e mastologista Robério Rampini esclareceu diversas questões referentes ao câncer de mama em palestra promovida no dia 21 de outubro na unidade. Estudantes, funcionários, pacientes e acompanhantes participaram da palestra, que teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidados com a saúde para a prevenção do câncer.

Entre os participantes esteve a aposentada Rosa Guimarães, que aos 73 anos garante que todo ano procura um profissional para fazer os exames. “Gosto de me inteirar pois tenho muitos casos de câncer na família, e toda informação sobre o assunto me interessa muito”, disse Rosa.

O palestrante alertou sobre o alto número de casos já diagnosticados no país e afirmou que a estimativa de novos casos ainda é alta, e com grande percentual de mortalidade. “É importante nos preocuparmos com estes números que estão aumentando, fora que nos últimos oitenta anos diminuiu-se muito pouco o diagnóstico de câncer em fase tardia e o aspecto de cura”, lamentou. “O importante no câncer de mama é o diagnóstico precoce, porque no decorrer dos seus estágios encontramos uma incidência de cura superior a 80%, por isso recomendamos à mulher que vá ao mastologista ou ginecologista todo ano para fazer os exames preventivos”, frisou o doutor Robério, lembrando que só o autoexame não é seguro, deve-se sempre procurar o profissional.

O HCTCO aderiu ao movimento mundial “Outubro Rosa”, e já está programando o “Novembro Azul”. A iniciativa é do Serviço Social e do Grupo de Trabalho de Humanização, com o apoio da Direção da Unidade.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário