Teresópolis, 1º de outubro de 2013 - A Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino realizou sua Maratona de Língua Portuguesa com o tema “CORES, FORMAS, LETRAS E MOVIMENTOS: BRASILIDADE EM 200”, homenageando importantes artistas brasileiros nas avaliações elaboradas pela equipe docentes. Participaram estudantes dos cinco pólos da EJA: Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro), Escola Municipal Ginda Bloch (Alto), Escola Municipal Maçom Lino Oroña (Tijuca) e Escola Municipal Mariana Leite (Bonsucesso).
“Essa iniciativa da EJA é extremamente positiva, já que permite, de fato, instrumentalizar os alunos para que escrevam cada vez melhor e com mais autonomia, o que possibilita a ampliação do domínio da leitura e da escrita, proporcionando um outro olhar sobre a realidade e promovendo uma perspectiva de transformação social”, analisou o professor José Leonardo Vasconcellos, secretário Municipal de Educação.
Formar bons leitores e produtores de textos, que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas, além de expressar de forma clara e adequada à intenção comunicativa são os principais objetivos da Maratona de Língua Portugues da EJA. O programa também visa valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas, despertar o interesse pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte e desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
“Eu amei a Maratona de Português, achei muito criativa e importante. Adorei os textos de Vinicius de Moraes. Isso é muito importante, porque tem muita gente que não tem o hábito de ler e talvez por isso ache que é uma coisa chata, sem graça, e não é. Através dos livros, você viaja, e, sem dúvida, aprende muito. Adorei!”, declarou a aluna Lúcia Helena da turma 905 da Escola Municipal Ginda Bloch.
Os alunos de todas as etapas da EJA (1ª à 9ª) participaram da Maratona que foi dividida de seguinte forma: 1º segmento (1ª etapa à 5ª etapa): Prova Nível I – 1ª etapa; Prova Nível II – 2ª etapa; Prova Nível III – 3ª etapa; Prova Nível IV – 4ª etapa; Prova Nível V - 5ª etapa. 2º segmento (6ª etapa à 9ª etapa): Prova Nível I – 6ª e 7ª etapas e Prova Nível II – 8ª e 9ª etapas. O primeiro segmento destacou a vida e obra de Luis Gonzaga e a trajetória artística de Romero Britto. As avaliações do segundo segmento foram elaboradas com textos de Vinicius de Moraes.
“Tivemos uma boa freqüência, o que mostra que toda a equipe docente conseguiu destacar para suas turmas a importância desses momentos na escola. Escutar os estudantes comentando sobre os textos das provas no final da atividade é gratificante. Elaborar uma Maratona não é tarefa fácil e a cada ano aprendemos mais e vamos redirecionando nossos caminhos” lembrou a professora Bernadeth Cupello, coordenadora de Língua Portuguesa da EJA.
“As equipes de Língua Portuguesa e do primeiro segmento realizaram encontros, trocaram sugestões, selecionaram os textos com muita atenção e dedicação. A escolha do tema e dos artistas homenageados tornaram a Maratona dinâmica e envolvente e com isso tivemos mais um evento de sucesso na EJA”, sentenciou Ana Paula Mattos Coutinho coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no município.
Fotos: divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário