Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Teresópolis marca presença na inauguração da Cidade da Polícia Civil

Autoridades, cúpula da Segurança Pública Estadual e convidados acompanham a solenidade de inauguração da Cidade da Polícia
 Teresópolis marca presença na inauguração da Cidade da Polícia Civil

Teresópolis, 30 de setembro de 2013 – Inauguradas neste domingo, dia 29, pelo Governo do Estado, as obras da Cidade da Polícia, no Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. O moderno complexo de excelência de investigação policial vai abrigar 13 delegacias especializadas, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), cinco órgãos da Chefia de Polícia e uma prefeitura para cuidar da área administrativa. O espaço possui nove blocos, sendo o maior deles (aproximadamente 9.000m²) o que concentra as delegacias.

“A Cidade da Polícia é um passo significativo no trato das informações e das ações. No momento em que você tem todas essas delegacias juntas, comunicando-se e produzindo resultados, isso significa para a população maior eficácia na apuração dos crimes. Esse é um dia de celebração, de uma grande conquista”, disse o governador Sérgio Cabral durante a inauguração.

Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, vice-governador Luiz Fernando Pezão, Governador Sérgio Cabral e a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, na inauguração da Cidade da Polícia
De Teresópolis, participaram da solenidade o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, que representou o prefeito Arlei, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Nadim Kantara. “Esse espaço é um grande ganho para a área da segurança pública. Todos os municípios fluminenses serão beneficiados com a tecnologia de ponta disponibilizada no complexo, principalmente a polícia técnica”, opinou Da Luz.

Totalizando um investimento de R$ 170 milhões, a Cidade da Polícia foi construída pela Empresa de Obras Públicas, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Obras, no terreno da antiga fábrica de cigarros Souza Cruz. O Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio) atuou no projeto como consultor na área de tecnologia.

Atualmente, estão funcionando na Cidade da Polícia a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis, parte da Core, o Esquadrão Antibomba, o Departamento Geral de Tecnologia de Informação e Telecomunicações, a Divisão de Telecomunicações e a Divisão de Tecnologia da Informação, todas no prédio chamado de Unidade de Monitoramento e Inteligência. A mudança das unidades para o novo espaço será gradativa. A previsão é que a Cidade da Polícia atinja seu funcionamento total em novembro.

A área de treinamento é uma das mais sofisticadas, com Casa de Tiros, Ambiente Cenográfico – específico para treinamento de ações em locais fechados – e Estande Tiros de padrão internacional de qualidade, projetado pela mesma empresa que construiu o utilizado por agentes do FBI, órgão de investigação dos Estados Unidos.

O projeto contempla ainda área de convivência com lanchonetes e restaurante, auditório, estacionamento e heliponto suspenso. A Central de Atendimento ao Usuário é outro ponto importante do complexo. Será neste setor, com 150 lugares, que o cidadão receberá o atendimento preliminar antes de chegar à delegacia. Ele será orientado por recepcionistas formadas em serviço social ou psicologia para direcionar adequadamente cada caso.
Secretário de Segurança de Teresópolis, Marcos Antonio da Luz, e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Nadim Kantara, representam o município na inauguração da Cidade da Polícia
Texto: Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Fotos: Carlos Rocha/Folha de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário