Um dos pontos fortes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) são as constantes atividades de campo e as visitas técnicas. Para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, no mês de outubro os estudantes visitaram diversos locais como a cidade litorânea de Arraial do Cabo, a cervejaria Itaipava em Petrópolis, a Fazenda São Francisco em Teresópolis, o Parque Nacional da Tijuca e o Jardim Botânico no Rio de Janeiro, e a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim.
Arraial do Cabo
No dia 15 de outubro, vinte e cinco estudantes do sétimo e oitavo períodos visitaram a cidade litorânea de Arraial do Cabo, acompanhados pela professora Liane Pitombo, para atividade de campo da disciplina Biologia Marinha. Os alunos conheceram o Museu da Marinha e as coleções científicas de peixes, répteis e mamíferos, além de vários aquários. Em um segundo momento os estudantes puderam observar o mar da região e algumas espécies como as tartarugas marinhas, águas-vivas, cardumes de peixes e também vários ambientes marinhos como o Costão Rochoso. “Estas atividades são de grande importância para a formação do futuro biólogo”, destacou o estudante Carlos Eduardo Rocha.
Cervejaria Itaipava
No dia 18 foi a vez de outro grupo de estudantes visitar a Cervejaria Itaipava. Lá puderam conhecer a história da implantação da cervejaria na cidade de Teresópolis, a história da fabricação da cerveja, os tipos de cervejas produzidas na unidade, a linha de produção e os laboratórios de controle de qualidade. Ao final da visita a empresa ofereceu uma degustação aos estudantes.
Fazenda São Francisco
Os professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, e Alexandre Braga acompanharam um grupo de vinte e cinco estudantes, no dia 19 de outubro, em uma visita à Fazenda São Francisco, onde a Cervejaria Itaipava desenvolve o projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental. Os estudantes percorreram a trilha ecológica construída com o objetivo de apresentar aos visitantes exemplares de árvores identificadas da Floresta Atlântica como a maria mole, pau jacaré, indaiá, angico-branco, taxi-branco, entre outras. Logo em seguida os estudantes plantaram árvores para ajudar o projeto a reflorestar a área.
Parque Nacional da Tijuca e Jardim Botânico
Cerca de cinquenta estudantes, acompanhados pelos professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, Renan Loureiro e Thereza Cristina Lopes visitaram o Parque Nacional da Tijuca, no dia 20. O professor convidado Thiago Lopes fez palestra sobre a história da formação geológica da região e do Parque Nacional que está inserido no fragmento do bioma da Floresta Atlântica, que integra a Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Cascatinha Taunay e percorrer o Caminho Dom Pedro Augusto – uma trilha adaptada para cadeirantes e deficientes visuais, além de observar inúmeras espécies de árvores nativas como cedros e jatobás, além da fauna da região. Em seguida, os estudantes visitaram o Jardim Botânico e apreciaram as coleções como das bromélias, cactáceas, das palmeiras – símbolo da unidade de conservação –, além do jardim sensorial. “O trabalho de campo e as visitas técnicas promovem uma grande aprendizagem coletiva e individual para os estudos do curso de Ciências Biológicas”, afirmou a estudante Hayssa Siqueira.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede Guapimirim
Outro grupo de estudantes participou, no dia 20, de uma ação voluntária na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Guapimirim. Durante o evento foi realizada a manutenção da Trilha Circular, que leva da Ponte Velha até o Poço Verde, que será inaugurada no final de novembro. Foram construídos degraus, retiradas espécies exóticas e melhoria de pontos da trilha onde há cursos d´água. Segundo o professor Carlos Alfredo, todos os estudantes fazem parte do grupo de voluntariado da unidade de conservação ambiental.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário