Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO Teresópolis realiza atividades de campo

Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO Teresópolis realiza atividades de campo
Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO realiza atividades de campo

Um dos pontos fortes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) são as constantes atividades de campo e as visitas técnicas. Para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, no mês de outubro os estudantes visitaram diversos locais como a cidade litorânea de Arraial do Cabo, a cervejaria Itaipava em Petrópolis, a Fazenda São Francisco em Teresópolis, o Parque Nacional da Tijuca e o Jardim Botânico no Rio de Janeiro, e a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Guapimirim.

Arraial do Cabo

No dia 15 de outubro, vinte e cinco estudantes do sétimo e oitavo períodos visitaram a cidade litorânea de Arraial do Cabo, acompanhados pela professora Liane Pitombo, para atividade de campo da disciplina Biologia Marinha. Os alunos conheceram o Museu da Marinha e as coleções científicas de peixes, répteis e mamíferos, além de vários aquários. Em um segundo momento os estudantes puderam observar o mar da região e algumas espécies como as tartarugas marinhas, águas-vivas, cardumes de peixes e também vários ambientes marinhos como o Costão Rochoso. “Estas atividades são de grande importância para a formação do futuro biólogo”, destacou o estudante Carlos Eduardo Rocha.

Cervejaria Itaipava

No dia 18 foi a vez de outro grupo de estudantes visitar a Cervejaria Itaipava. Lá puderam conhecer a história da implantação da cervejaria na cidade de Teresópolis, a história da fabricação da cerveja, os tipos de cervejas produzidas na unidade, a linha de produção e os laboratórios de controle de qualidade. Ao final da visita a empresa ofereceu uma degustação aos estudantes.

Fazenda São Francisco

Os professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso, e Alexandre Braga acompanharam um grupo de vinte e cinco estudantes, no dia 19 de outubro, em uma visita à Fazenda São Francisco, onde a Cervejaria Itaipava desenvolve o projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental. Os estudantes percorreram a trilha ecológica construída com o objetivo de apresentar aos visitantes exemplares de árvores identificadas da Floresta Atlântica como a maria mole, pau jacaré, indaiá, angico-branco, taxi-branco, entre outras. Logo em seguida os estudantes plantaram árvores para ajudar o projeto a reflorestar a área.

Parque Nacional da Tijuca e Jardim Botânico

Cerca de cinquenta estudantes, acompanhados pelos professores Carlos Alfredo Franco Cardoso, Renan Loureiro e Thereza Cristina Lopes visitaram o Parque Nacional da Tijuca, no dia 20. O professor convidado Thiago Lopes fez palestra sobre a história da formação geológica da região e do Parque Nacional que está inserido no fragmento do bioma da Floresta Atlântica, que integra a Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Cascatinha Taunay e percorrer o Caminho Dom Pedro Augusto – uma trilha adaptada para cadeirantes e deficientes visuais, além de observar inúmeras espécies de árvores nativas como cedros e jatobás, além da fauna da região. Em seguida, os estudantes visitaram o Jardim Botânico e apreciaram as coleções como das bromélias, cactáceas, das palmeiras – símbolo da unidade de conservação –, além do jardim sensorial. “O trabalho de campo e as visitas técnicas promovem uma grande aprendizagem coletiva e individual para os estudos do curso de Ciências Biológicas”, afirmou a estudante Hayssa Siqueira.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Sede Guapimirim

Outro grupo de estudantes participou, no dia 20, de uma ação voluntária na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Guapimirim. Durante o evento foi realizada a manutenção da Trilha Circular, que leva da Ponte Velha até o Poço Verde, que será inaugurada no final de novembro. Foram construídos degraus, retiradas espécies exóticas e melhoria de pontos da trilha onde há cursos d´água. Segundo o professor Carlos Alfredo, todos os estudantes fazem parte do grupo de voluntariado da unidade de conservação ambiental.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário