Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cultura em Teresópolis - Exposição Memória dos Bairros aborda Granja Guarani


O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o Subsecretário Arnaldo Almeida, e os diretores da Amagg, Leonardo Calazans e Lercy de Oliveira Branco (Magal)
Exposição Memória dos Bairros aborda Granja Guarani

Teresópolis, 22 de outubro de 2013 - Aberta na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro, na Calçada da Fama, a nova edição da exposição Memória dos Bairros, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Desta vez, a mostra, que tem caráter permanente, aborda o bairro da Granja Guarani, explorando diversas nuances acerca da localidade, através de textos e imagens guardadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico Municipal.

Montada em totem na Calçada da Fama, no Centro da cidade, a exposição conta com quatro paineis que narram a história da Granja Guarani e seus aspectos. O romance ‘O Guarani’, de José de Alencar, que tem Teresópolis como cenário e que deu nome ao bairro, é destaque em um dos murais. Em outro, ênfase para a família Guinle, antiga proprietária da terra e responsável pelo loteamento feito na primeira metade do século passado. Para se ter uma ideia, foi de Arnaldo Guinle a escolha do nome da localidade e também é dele uma das construções mais famosas: o Quiosque das Lendas ou Mirante da Granja Guarani, também retratado na exposição.

Famoso monumento arquitetônico de Teresópolis, o Quiosque das Lendas exibe em seus azulejos quatro lendas indígenas - ‘O dilúvio’, ‘Anhangá e o caçador’, ‘A moça que saiu pra procurar marido’ e ‘Como apareceu a noite’. O Mirante, que foi depredado com o tempo, é hoje tombado pelo Inepac e será agora recuperado, com apoio da Secretaria de Cultura. Ainda na mostra, o público pode conferir ruas e aspectos geográficos do bairro, assim como curiosidades.

Do momento da abertura em diante, a mostra já começou a despertar a curiosidade e a atenção das pessoas, incluindo os próprios moradores da Granja Guarani. Leonardo Calazans, diretor de comunicação da Associação de Moradores do bairro (Amagg), esteve no local e aprovou a mostra. “Um momento histórico e de muito orgulho para a Granja Guarani. Diversos aspectos de nosso bairro estão aqui retratados de forma primorosa. Um trabalho muito importante realizado pela Secretaria de Cultura, que merece os parabéns e que vale a pena ser visto por teresopolitanos e turistas”, elogiou Leonardo.

“Esta mostra é mais um resultado do trabalho contínuo de pesquisa realizado com todo o zelo pelo Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. Lançada em 2010, a Exposição Memória dos Bairros tem a proposta de abordar um bairro diferente a cada três meses, exibindo sua história, sua peculiaridade e curiosidades. E assim vamos, aos poucos, mostrando à população a história da cidade. Desta vez, estamos apresentando a Granja Guarani, que guarda importantes episódios da história do município. São quatro paineis interessantes, disponíveis 24 horas por dia. Vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Crédito das fotos para Jeferson Hermida
Texto –Georgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário