Serviço Geológico do Estado inicia Carta Geotécnica de Aptidão Urbana em Teresópolis
Teresópolis, 16 de outubro de 2013 – Realizada na manhã desta quarta-feira, 16, no Teatro Municipal, a primeira oficina técnica para tratar da confecção da carta geotécnica de aptidão urbana de Teresópolis. O documento servirá para orientar o poder público municipal a respeito do uso correto e seguro do solo.
Iniciativa do Governo do Estado direcionada à equipe técnica da Prefeitura, o encontro de trabalho reuniu representantes do DRM-RJ – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, da empresa Pangea Geologia e Estudos Ambientais, executora do projeto, e também das secretarias municipais de Defesa Civil, Meio Ambiente, Planejamento, Agricultura, Desenvolvimento Social e dos Direitos da Mulher.
Na oficina, foi feita a apresentação, pelo DRM-RJ, dos objetivos da cartografia geotécnica de aptidão urbana e da equipe técnica da empresa contratada para a execução do trabalho. Também foram feitos relatos com dados e informações disponíveis das equipes da Prefeitura sobre os riscos geológicos na cidade.
“Depois dessa oficina, a equipe da empresa contratada vai percorrer Teresópolis para fazer o reconhecimento geral das áreas mapeadas. Cumprida essa etapa, será realizada na sede do DRM uma reunião técnica específica para tratar dos resultados dessa primeira parte e definir a seqüência do trabalho. Daí virá a segunda parte, que é o mapeamento de campo mais longo e a realização de sobrevôo de helicóptero”, explicou Cláudio Amaral, diretor do DRM.
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, acompanhou a oficina técnica. “Essa carta vai ser extremamente útil para orientar a ocupação urbana e para o próprio poder público municipal identificar locais de remoção das famílias que moram em áreas de risco”.
O contrato de prestação de serviços para execução da Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana de dez municípios do Estado do Rio de Janeiro foi assinado no dia 24 de setembro. Após a assinatura do contrato, a Diretoria de Geologia promoveu reunião inicial com a equipe técnica da contratada, visando formalizar o início dos serviços, que será fiscalizado pela equipe técnica do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos - NADE/DRM-RJ. Além de Teresópolis, a execução da carta geotécnica de aptidão urbana realizada pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro engloba os municípios de Angra dos Reis, Barra Mansa, Itaperuna, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, São Gonçalo e Três Rios.
Fotos– crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário